Mapa coletivo de rotas ciclísticas em Manaus

27 de maio de 2010

Venha participar da 2a. Pedalada Ambiental da Semana do Meio Ambiente 2010

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), em parceria com o Pedala Manaus e a Federação de Ciclismo Amazonense (FCA), está promovendo a '2a. Pedalada Ambiental da Semana do Meio Ambiente | 2010'. O passeio vai acontecer em Manaus no dia 6 de junho (domingo). Prepare sua bicicleta e venha pedalar com a gente!
A ideia do passeio é reunir pessoas para pedalar pela cidade em defesa do uso da bicicleta como o meio de transporte mais sustentável do planeta. Quem usa a bicicleta está investindo em saúde, contribuindo para reduzir a poluição do ar e a emissão de ruídos. Como a bicicleta ocupa menos espaço que os carros, quem pedala ajuda também a melhorar o trânsito. Porém, como a cidade hoje não oferece condições adequadas para circulação com bicicleta, reunir o maior número de pessoas no passeio é um modo de orientar o governo e a prefeitura na busca de soluções para atender essa demanda da sociedade pela construção de ciclovias e ciclofaixas em todos os bairros da cidade.

Programação da Pedalada Ambiental
As atividades terão início no Jardim Botânico às 8h, onde os participantes se reunirão para pedalar em direção ao Parque do Mindu. O percurso todo tem 16,5 km e o passeio deve durar aproximadamente uma hora. A chegada do passeio vai ser no Parque do Mindu, onde vai haver sorteio de prêmios e uma mesa-redonda para discutir a questão da mobilidade urbana por meio do uso da bicicleta.

A partida do Jardim Botânico está prevista para as 9h, mas quem não puder ir até lá, poderá se juntar ao comboio ao longo do percurso em um dos 4 pontos de encontro listados abaixo (veja os locais e horários mais adequados para você):

9h15 - Bola do Produtor
9h25 - Shopping Grande Circular
9h30 - Praça do Conjunto Colina do Aleixo
9h40 - Praça da Igreja do Conjunto Tiradentes

Embora o percurso possa parecer extenso, a pedalada vai ser bastante tranquila, pois o caminho segue a maior parte do tempo pela bacia do igarapé do Mindu, que nasce próximo ao Jardim Botânico e desagua no Rio Negro. Isso garante que ao longo do percurso existam poucas subidas, porque assim como a água do igarapé, vamos descendo sem fazer muito esforço. Esse percurso foi baseado no trabalho de Tahisa Kuck, que fez um projeto piloto sobre uma ciclovia em Manaus. Isso tem extrema importância para a cidade, pois é possível que os governantes conciliem a construção de ciclovias com a revitalização das margens dos igarapés.

Para mais informações, ligue para 3308-0828 ou escreva para pedalamanaus@gmail.com.

Inscreva-se já e concorra a prêmios!
Escolha uma das opções abaixo que seja melhor para você:
  • Por telefone - 3582-2245 (das 8 às 17h) ou 3308-0828 (24h)
  • Pontos de inscrição - Jardim Botânico, Parque do Mindu, SEMMAS e Office Bike

Sobre a mesa-redonda - "Mobilidade urbana com a bicicleta: o panorama em Manaus"
No final da pedalada, vai acontecer um debate com representantes da prefeitura (secretarias do meio ambiente, transporte/trânsito, esportes, saúde e infra-estrutura), do movimento ambiental em Manaus (Inpa, Idesam, Ulbra e UEA) e dos ciclistas (Federação de Ciclismo Amazonense e Pedala Manaus) para discutir a questão da mobilidade urbana por meio do uso da bicicleta. Diversas cidades do mundo, como Paris, Bogotá, Copenhague, Rio de Janeiro, São Paulo e Barcelona, vêm transformando sua estrutura urbana para favorecer o uso da bicicleta como alternativa de transporte, e essa discussão é extremamente oportuna para a sociedade manauara. Venha participar, o debate vai ser aberto para que as pessoas na platéia possam fazer perguntas, opinar e sugerir melhorias para modernizar a cidade.

Apoio
Inpa | Idesam | MUSA | ULBRA | UEA | IMTT | SOS Encontro das Águas | Espaço Cultural Muiraquitã | Office Bike | Rede Amazônica


Para saber mais!


Posts pelo feed ou email
Faça parte do Pedala Manaus!
Siga o Pedala Manaus! no Twitter