Mapa coletivo de rotas ciclísticas em Manaus

12 de julho de 2011

Pedal Terça-Tradição - 12/07

Saudações Pedaleir@s de Manaus!

A rota de hoje será um pouco diferente das que fizemos até agora (mas só um pouco). Iremos para o centro com uma parada "oficial" na Praça da Saudade, depois passaremos por trás do Teatro Amazonas (sem parar lá), daremos um pulo na Praça 14 de janeiro e retornaremos para o Aleixo. Ou seja, apenas uma parada no trajeto. Na praça da saudade existe uma barraquinha que vende coco e sucos diversos, porém, ao afirmarmos que hoje poderiam chegar cerca de 150 pessoas, o cara não nos levou muito a sério e talvez (ou melhor, certamente) poderemos acabar com o estoque do quiosque em minutos. Ontem o coco custou 3 reais (e espero que o cara não inflacione na hora!).
Alguns coordenadores fizeram este trajeto ontem e observaram-se alguns pontos críticos no trânsito, que demandarão TOTAL ATENÇÃO e ORGANIZAÇÃO para passarmos com segurança. Será IMPRESCINDÍVEL estarmos coesos num bloco único em todo o percurso, mas sobretudo nesses pontos críticos. Tais pontos são principalmente as vias onde teremos que mudar de faixa para continuar seguindo em frente enquanto parte do trânsito precisará fazer a conversão à direita (e será impedido enquanto estivermos passando). Nessas ocasiões (e em algumas outras) o líder diminuirá o ritmo, ou mesmo parará, até que TODO O COMBOIO de ciclistas esteja reunido. Só a partir de então procederemos a "manobra" (parando temporariamente uma faixa da via enquanto todos passam). Isso já é o que temos feito, mas amanhã tentaremos fazer de forma mais organizada. Pedimos, então, que sigam à risca as instruções dos organizadores e aguardem quando estivermos esperando o reagrupamento do grupo nas vias. Outro ponto crítico são os vários pontos de ônibus em que passaremos, então, ESPECIAL ATENÇÃO quando estivermos neles. Sigam as orientações dos organizadores e, na dúvida (e na ausência de um organizador por perto), esperem o ônibus voltar a andar e continue o trajeto até encontrar o comboio à frente. NÃO PASSEM O ÔNIBUS pelo lado direito (ficando entre ele e a calçada) e só passe pela esquerda se você for um ciclista avançado (muito avançado) e souber o que está fazendo (nunca passando o líder). É sério, não brinquem nessa hora!
Tentamos bolar um trajeto que passasse sempre que possível em ruas largas, arborizadas e planas, mas nem sempre será possível (então estejam preparados para algumas subidas e ruas nem tão largas).

É isso, pessoal. Um bom passeio pra gente e BORA PEDALAR!

P.S. Iremos cruzar a Praça da Saudade a pé, DESMONTADOS da bike! Aproveitem para apreciar o local (que está muito agradável).





Encontro: Posto Shell em frente ao INPA (Aleixo)
Horário: 20:00 (Encontro) e 20:30 (Saída)
Obs: Pontualidade!!!



Posts pelo feed ou email

Faça parte do Pedala Manaus!

Siga o Pedala Manaus! no Twitter

7 de julho de 2011

Pedala Quinta Alternativa - 07/07/11

Hoje tem Pedala Quinta Alternativa!

A ideia é ser um passeio leve, embora um pouco mais extenso que o passeio de terça, ideal para pedaleiros intermediários ou iniciantes que tenham tido algumas experiências recentes no pedal, como no Pedala Terça Tradição.

Se você já está curtindo pedalar, mas quer encarar um desafio, o Pedala Quinta Alternativa é seu dia!

Venha pedalar com a gente!

Ponto de encontro :: Posto Shell na Av. Djalma Batista depois do Parque dos Bilhares.

Concentração :: 20h

Saída para o pedal :: 20h30

Rota :: Percurso tranquilo, mas extenso, com algumas ladeiras. Parada na Av. do Turismo para um tradicional abacaxi. Indicada para ciclistas intermediários ou iniciantes com experiência.

Extensão :: 33,5 km

Tempo estimado :: 2h30 a 3h

Mapa do percurso :: veja aqui ou explore o mapa abaixo.




Posts pelo feed ou email

Faça parte do Pedala Manaus!

Siga o Pedala Manaus! no Twitter

5 de julho de 2011

Pedala Terça Tradição - 05/07/11

Hoje tem Pedala Terça Tradição!

É provável que hoje vamos bater o recorde em número de participantes, chegando perto dos 200 ciclistas/cicloativistas!

A rota de hoje é pro Teatro Amazonas, um percurso bem tranquilo sem muitas ladeiras. Teremos uma parada no Largo São Sebastião para renovar as energias.

Concentração: Posto Shell no Aleixo (em frente ao INPA).
Encontro: 20h
Saída: 20h30
Previsão de volta: 22h30
Percurso: 15 km (veja aqui ou explore o mapa abaixo).



Itens obrigatórios: CAPACETE, LUZES DIANTEIRA e TRASEIRA.

Vamos tentar ao máximo sair às 20h30!

Contamos com a colaboração de todos/as e até a noite.


Posts pelo feed ou email

Faça parte do Pedala Manaus!

Siga o Pedala Manaus! no Twitter

4 de julho de 2011

Terça Tradição: vídeo do Jander sobre o passeio na Av. das Torres


Pela 2ª vez, eu e minha família, Cléia (esposa) e Shaila Vitória (filha - 1 aninho), participamos do Pedala Manaus.

Agradecemos a todos os Coordenadores, batedores e participantes pela força.

Incentive seus filhos a praticar ciclismo, um dia eles vão te agradecer.

Jander Siney.

Veja o mapa do percurso do Pedala Terça Tradição (28.06.11).


Posts pelo feed ou email

Faça parte do Pedala Manaus!

Siga o Pedala Manaus! no Twitter

2 de julho de 2011

Passeio Ciclístico Amazon Live Fair - 10 | julho |2011



APedalada Circuito Amazon Live Fair tem como objetivo a inauguração do 1º bicicletário ( estacionamento para bicicletas ) dentro de um Shopping Center no Amazonas – Manaus Plaza Shopping Center. Aproveitando que na convicção que o desporto  resgata a cidadania de nossa sociedade e que dependemos com prioridade do engajamento e comprometimento de todos para que isso se torne realidade. Em suma o que solicitamos a sociedade de pedaleiros de todas as modalidades ,grupos, empresas, ligas e associações existentes em Manaus como FCA – Federação de Ciclismo do Amazonas , Movimento Pedala Manaus,  Jungle Bike, 2 rodas Mountain Bike, Ofice Bike, A Ciclista, Bmx, Ciclismo de estrada,Prince Bike, Amazonas Bikes, Ciclomanaus entre outros, é a presença em massa de todos para fortalecemos o movimento ciclístico em Manaus em todas as modalidades.
Esse dia ficará marcado na história do Amazonas como o maior passeio em prol do desenvolvimento esportivo e mobilidade urbana da nossa cidade com a estrutura e realização do Amazon Live Fair e Manaus Plaza Shopping com a inauguração inédita de um bicicletário dentro de um shopping com cobertura dos principais canais midiáticos da cidade. Vamos ter também o transpedágio da rádio transamérica com ações promocionais com os participantes em relação a feira Amazon live Fair.
Após o passeio todos estão convidados a estacionar suas bikes no bicicletário e participar da 1ª Feira de esportes,fitnnes e bem estar da Amazônia.
Certo do apoio de todos vocês, a família Amazon Live Fair aproveita o ensejo para externar-mos nossos votos de admiração, persistência e perseverança em prol do pedal e do esporte em geral.
 Vamos ter cobertura do Jornal e TV em tempo e rádio transamérica!

NÃO ESQUEÇAM SEU CADEADO PARA BIKE -

NÃO ESQUEÇAM SEU CADEADO PARA BIKE -

NÃO ESQUEÇAM SEU CADEADO PARA BIKE -

Data
Domingo: 10/07/2011
Local Saída : Manaus Plaza Shopping
Concentração: 7:30hrs  
Saída: 08h00min
Percurso:
Manaus Plaza Shopping – Djalma Batista – Getulio Vargas – Praça da Policia – Av 7 de setembro  em direção ao relógio – Garajão – Getulio Vargas – Joaquim Nabuco – Djalma Batista – Manaus Plaza Shopping  
Local de chegada :Manaus Plaza Shopping

Para participar basta fazer seu cadastro através do site:www.amazonlivefair.com.br (Acesse o site, click em inscrições, preencha os dados e envie! A inscrição é gratuita)
Os Participantes terão como apoio, água, ambulância, carro de som e muito mais! Na chegada na feira haverá um grande aulão de alongamento para os participantes da pedalada e uma feira de esporte repleta de novidades!
Sorteio de uma bicicleta infantil!

Informações: 9245-1161 - Durval Neto - Presidente da FCA

NÃO ESQUEÇAM SEU CADEADO PARA BIKE -

NÃO ESQUEÇAM SEU CADEADO PARA BIKE -



Amazon Live Fair
Vem Viver!

Realização: Oficina D Arte e FCA

1 de julho de 2011

Matéria no Jornal Acrítica - 01/07/11

PEDALA MANAUS
O convite veio da minha prima, Alyne, já adepta do movimento há mais de três meses. Sempre que fala do assunto é com entusiasmo e cheia de recomendações. “Vamos lá, Carla, tens que conhecer. A sensação é uma delícia, a gente cansa as pernas, mas o ventinho batendo no corpo é impagável”, costuma repetir feito ladainha.

Eu ouvi uma, duas, três, quatro, inúmeras vezes. Li relatos e vi fotos postadas no Facebook, Perguntei detalhes, soube das parceriasconstruídas ali e do senso de companheirismo mesmo entre pessoas quenunca tinham se visto. Até que numa terça-feira fui conferir de perto do que, de fato, se tratava.

Alyne conseguiu a bicicleta de uma amiga e me emprestou. Para não bancar sozinha a marinheira de primeira viagem chamei a Gisele, uma amiga, que tem bicicleta, e lá fomos nós. Concentração a partir das20h, no posto de gasolina em frente ao Inpa, no Aleixo.

Chegamos equipadas: bicicletas presas ao carro graças ao trans-bike, pochete para guardar chaves, celulares e algum dinheiro – que saí lisapor aí não dá! -, tênis e roupas leves. Já tinha um monte de gente noposto e bicicletas de todas as marcas, cores e modelos sendo exibidas e recebendo os últimos ajustes antes da “largada”. Havia os“enchedores” de pneus, bombas de ar à mão verificando se alguém necessitava dos seus “serviços”; havia os fotógrafos de plantão fazendo cliques diversos para colocar na página do Facebook; havia os “testemunhas”, relatando as experiências e descobertas no grupo,inclusive no que diz respeito a boa forma.

Até que por volta das 20h25 os organizadores da festa iniciaram aexplanação das regras disciplinares para os participantes do passeio. Alemão, um dos organizadores, sobe na carroceria de uma pick-up e falada alegria por ver tanta gente ali – “quando começamos éramos três, quatro e hoje somos muitos e queremos ser mais. Obrigado por estarem conosco e aderirem a causa”; fala da importância de todos seguirem as regras e assim garantir segurança e da necessidade de respeitar as leis de trânsito – “bicicleta é veículo, então, a gente anda na mão dos carros e cumpre todas as regras: quando o sinal fechar, tem que parar e quando houver pedestres para cruzar a faixa de segurança aprioridade é deles”; e fala, também, que todos da equipe estarão disponíveis para ajudar ao longo do passeio – “os que estiverem de colete estão ali para ajudar vocês e para orientar o trânsito”.

Falação encerrada, ouvida atentamente, todos se organizam para sair. O percurso daquela noite foi considerado light para os organizadores: Aleixo, Paraíba, Passeio do Mindu, Eldorado, Djalma Batista, Pará, Maceió, Teresina, Paraíba, de novo, e Aleixo de novo. Em mim, uma das estreantes da noite, deu uma canseira daquelas, mas me saí bem, a não ser na subida da Maceió, sentido bairro-Centro, que tive que descer dabicicleta para vencer a ladeira. Mas enquanto empurrava a bike um dos organizadores do passeio ia dando suporte, ao meu lado.

Claro que nesta primeira vez me atrapalhei com o uso da marchas, qual a mais adequada para cada situação. Sou de um tempo em que asbicicletas eram “pé-duro” e a mais moderna que tive foi a Caloi Ceci, aquela com a cestinha na frente. Mas para orientar o manuseio das bikes os organizadores provem “passeios técnicos” nas noites de quarta-feira. E para os que estão com preparo físico em dia há rotas mais longas de pedaladas, às quintas, com duração de duas horas, contando com as paradinhas técnicas que ninguém é de ferro.

O fato é que depois de participar de um único passeio tenho como metacomprar uma bicicleta para curtir outros tantos. E sentir o ventinho da noite sobre duas rodas, descobrindo uma nova Manaus.

Lúcia Carla Gama
Jornal Acritica - 01/07/11
Twitter: @LCGama

Pista compartilhada, um direito de todos!



Posts pelo feed ou email
Faça parte do Pedala Manaus!
Siga o Pedala Manaus! no Twitter