Mapa coletivo de rotas ciclísticas em Manaus

19 de abril de 2010

Passeio ciclístico incentiva adoção de práticas ecologicamente corretas


O Segundo Passeio Ciclístico Ambiental da SEMMAS reuniu em Manaus no último domingo (18/04) cerca de 150 ciclistas para pedalar do Parque Lagoa do Japiim até o Parque dos Bilhares.

A ideia do passeio foi conscientizar as pessoas de que é necessário preservar o meio ambiente incentivando a adoção de práticas ecologicamente corretas, como é o caso do uso da bicicleta, o meio de transporte mais sustentável do planeta, porém ainda pouco utilizado nas grandes cidades brasileiras.

O passeio foi um verdadeiro sucesso, contando com a presença marcante da comunidade ciclística da cidade e também de muitas crianças e jovens (vejas as fotos). O evento foi iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), que em parceria com a Federação de Ciclismo Amazonense (FCA), reuniu ciclistas e novos adeptos da bicicleta que estão começando a despertar o interesse em pedalar.


Ciclistas ocupam as ruas para pedalar em defesa do meio ambiente

Por onde o passeio passou chamou a atenção do público que respondeu com gestos de positivo, buzinando e incentivando. No Parque dos Bilhares a confraternização foi ainda maior com o sorteio de 10 bicicletas entre os participantes. O destaque foi uma criança de apenas 6 anos que acompanhou o pai e no final foi presenteada com uma bicicleta "Prince", um justo incentivo à cultura da bicicleta para as novas gerações.

Manaus está despertando para os benefícios do uso da bicicleta

Fotos e texto por Nory Erazo.

Veja todas as fotos do passeio!


Posts pelo feed ou email
Faça parte do Pedala Manaus!
Siga o Pedala Manaus! no Twitter

13 de abril de 2010

Participe do Segundo Passeio Ciclístico Ambiental da SEMMAS!

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), em parceria com a Federação de Ciclismo Amazonense (FCA), está promovendo o '2o. Passeio Ciclístico Ambiental' no próximo domingo (18/04) em Manaus. O passeio sairá às 8h do Parque Lagoa do Japiim e seguirá até o Parque dos Bilhares. A ideia do passeio é conscientizar a população sobre a necessidade de preservação do meio ambiente e incentivar a adoção de práticas ecologicamente corretas. A bicicleta é reconhecida pela ONU como o meio de transporte mais sustentável do planeta, mas ainda é pouco utilizada nas grandes cidades brasileiras. Vamos ajudar a mudar isso participando do passeio!

Serão sorteadas 10 bicicletas entre os participantes inscritos. As inscrições podem ser feitas na sede da SEMMAS (Av. André Araújo, 1500, Aleixo), na Federação de Ciclismo Amazonense (9245-1161) e nos parques Lagoa do Japiim e dos Bilhares.

Para mais informações, ligue para (92) 3642-1010 / 9188-7341 ou siga a SEMMAS no Twitter (@AmbienteManaus).


Posts pelo feed ou email
Faça parte do Pedala Manaus!
Siga o Pedala Manaus! no Twitter

12 de abril de 2010

Ciclistas superam expectativas na inauguração da ciclofaixa da Ponta Negra

Centenas de ciclistas participaram do passeio ciclístico 'Paz no trânsito' organizado pelo Detran (AM), em parceria com a SEJEL e Federação de Ciclismo Amazonense (FCA), nesse domingo (11/04). O comboio saiu da Vila Olímpica, seguindo pela na Av. Pedro Teixeira até a Ponta Negra, onde ocorreu a inauguração da primeira ciclofaixa de Manaus. A ciclofaixa de 2,4 km de extensão e vai funcionar aos domingos das 7h ao meio-dia.

Linha de frente da comissão organizadora do passeio ciclístico 'Paz no trânsito' organizado pelo Detran-AM

Pessoas de todas as idades vieram prestigiar o passeio, que foi uma ótima oportunidade para tirar a bike da garagem e pedalar tranquilamente sem se preocupar com o perigo de carros e ônibus. Segundo o jornal A Crítica, cerca de 700 pessoas participaram do passeio, um número de ciclistas expressivo que surpreendeu os organizadores do evento, refletindo uma grande demanda da sociedade pela melhoria das condições para circulação com bicicleta em Manaus.

Centenas de ciclistas ocupam as ruas, aproveitando o direito de usar a bicicleta como um transporte seguro

Antes do início do passeio, ocorreu a distribuição de camisetas do evento para os participantes em troca de 1kg de alimento não perecível. Não vai ser difícil ver as camisetas circulando pela cidade! A organização do evento está de parabéns, tudo ocorreu como planejado, oferecendo um forte incentivo ao uso da bicicleta na cidade. Devagar a cultura da bicicleta vai sendo difundida na Amazônia.

Os ciclistas formaram uma longa fila para pegar suas camisetas

Foi mesmo um dia histórico para Manaus, uma cidade plana e com grande potencial para o uso da bicicleta como meio de transporte. Embora a ciclofaixa tenha um caráter de lazer, segundo Mônica Melo (diretora-presidente do Detran-AM) ela vai servir de teste para avaliar a possibilidade de expansão para outras vias, como a Av. do Turismo e a Av. das Torres, que ainda não foi inaugurada. Essa posição foi endossada por Djalma Dutra, diretor-presidente em exercício do Detran, que representou o órgão no evento. Nós agradecemos a iniciativa do Detran (AM), da SEJEL e da Federação de Ciclismo Amazonense pela ciclofaixa da Ponta Negra. É um grande passo em direção à proposta do Pedala Manaus. Quem sabe em poucos anos tenhamos excelentes condições para pedalar na cidade, com ciclovias arborizadas por todos os bairros, mostrando a verdadeira vocação da Amazônia: ser sustentável. Vamos usar a ciclofaixa aos domingos e mostrar que precisamos de muitos mais quilômetros de ciclofaixas e ciclovias em Manaus!



Posts pelo feed ou email
Faça parte do Pedala Manaus!
Siga o Pedala Manaus! no Twitter

11 de abril de 2010

5 de abril de 2010

Passeio ciclístico promove a inauguração de ciclofaixa na Ponta Negra

A Secretaria de Estado da Juventude Esporte e Lazer (SEJEL), em parceria com o Detran (AM) e a Federação de Ciclismo Amazonense (FCA), está promovendo o passeio ciclístico 'Paz no trânsito' no próximo domingo (11/04). O passeio sairá da Vila Olímpica às 9h e seguirá até a Ponta Negra, quando será inaugurada uma ciclofaixa de 2,4 km. A ciclofaixa da Ponta Negra vai funcionar aos domingos das 7 às 11h e será marcada no chão com tinta vermelha junto ao canteiro central, indo do edifício Aruba até o retorno do Hotel Tropical. Para delimitar a área de uso exclusivo dos ciclistas, a polícia militar vai instalar cones ao longo da extensão durante todo o período de funcionamento da ciclofaixa.


Os primeiros 500 inscritos ganham uma camiseta e todos inscritos concorrerão ao sorteio de 40 bicicletas novas. As inscrições podem ser realizadas de 29/03 a 09/04. Para se inscrever, basta levar 1 kg de alimento não perecível a um dos seguintes locais: postos de atendimento do Detran instalados nos PAC’s, Detran (Rua Recife), Fundação Vila Olímpica/Sejel, Centro de Convivência da Família (Cidade Nova), Centro de Convivência da Família do Mutirão, Centro de Convivência dos Idosos de Aparecida, Loja Office Bike (Compensa) e Loja Duas Rodas Montain Bike (Tancredo Neves). O Pedala Manaus! vai participar e convida todos para pedalar em defesa do uso da bicicleta como meio de transporte.

Sobre a ciclofaixa da Ponta Negra
A ciclofaixa da Ponta Negra tem um papel importante na educação de ciclistas e motoristas, embora sua extensão seja muito pequena. Em um terreno plano, uma pessoa pode pedalar tranquilamente uma bicicleta a 18 km/h, o que a leva a percorrer toda a extensão da ciclofaixa em apenas 8 minutos. A tendência é que o Detran amplie a demarcação de ciclofaixas para a Av. do Turismo e para outras, como a Av. das Torres que será inaugurada em breve pelo governo do estado. Manaus está sendo modernizada rapidamente e assim como em muitas cidades do Brasil, obras estão sendo feitas para melhorar as condições para pedalar. Em São Paulo, a prefeitura e o governo do estado estão promovendo com grande sucesso a demarcação de ciclofaixas e ciclovias e a experiência deles mostra que é importante que as instituições do governo interajam com a sociedade para atender melhor a demanda.

Ainda que a ciclofaixa da Ponta Negra ofereça uma alternativa de lazer aos domingos, para conquistar os objetivos propostos de ser um 'meio de transporte seguro e ambientalmente correto' é necessário expandir a ideia para o restante da cidade. Para isso, o Detran precisa demarcar dezenas de quilômetros de ciclofaixas e ciclovias, formando uma malha de vias exclusivas para o uso de bicicletas, que ligaria todos os bairros e permitiria pedalar com segurança durante todos os dias da semana, não apenas aos domingos.

A demarcação das ciclofaixas é barata, rápida e traz imensos benefícios para a sociedade como um todo e deveria ser prioridade nas obras viárias da cidade. Isso ajudaria a reduzir o trânsito, a superlotação do transporte coletivo e promoveria a saúde das pessoas e do meio ambiente. Por enquanto, a ciclofaixa da Ponta Negra é uma conquista importante, um passo em direção a um sistema cicloviário que poderá ser desenvolvido em Manaus, agregando qualidade de vida para os cidadãos e atraindo turistas e oportunidades de negócios. É um ótimo começo!



Posts pelo feed ou email
Faça parte do Pedala Manaus!
Siga o Pedala Manaus! no Twitter