Mapa coletivo de rotas ciclísticas em Manaus

10 de junho de 2010

1o. Desafio Intermodal em Manaus: qual meio de transporte é mais eficiente na cidade?

Quais os meios de transporte mais eficientes na cidade de Manaus? Os mais poluentes? Os mais agradáveis, que permitem interação com a cidade, descoberta de novas paisagens e o contato humano entre os cidadãos? Será que realmente precisamos de novas vias, viadutos, pontes, grandes estacionamentos? De que forma futuramente isso afetará a qualidade de vida da população?



Em razão da Semana do Meio Ambiente e das constantes discussões sobre como podemos melhorar o meio urbano, o Pedala Manaus em parceria com o Projeto Pedais pelo Mundo promoverá no dia 11 de Junho, às 17:00, no Largo São Sebastião, o 1o. Desafio Intermodal em Manaus. O desafio é uma "Corrida Urbana" na hora do rush para saber qual o meio mais eficiente de deslocamento na cidade, utilizando diferentes modais de locomoção: A Pé, Bicicleta, Moto, Ônibus e Carro.

Esse desafio foi criado em 2005 pela ONG Transporte Ativo do Rio de Janeiro e já aconteceu também em Aracaju, São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba. O desafio busca ser uma investigação acerca do cotidiano urbano da cidade e do que pode ser feito para melhorá-lo. A cidade precisa de alternativas para que seus cidadãos possam ter de volta o direito de ir e vir e a continuidade da qualidade de vida. Além disso, será possível levantar as diferentes alternativas de locomoção na cidade e comparar qual delas é a mais eficiente. Para isso será levado em consideração o tempo gasto no percurso, a despesa do transporte, energia consumida e a poluição atmosférica.

O uso excessivo do automóvel particular e o desenho urbano voltado para atender as necessidades de deslocamento e estacionamento de quem utiliza o carro provoca diversas consequências urbanas e humanas. Entre elas, a poluição, a agressividade, os acidentes e o abandono do espaço público (já que a cidade se torna espaço de passagem e não de convivência).

Equacionar e repensar o uso dos diversos veículos e do transporte não-motorizado no espaço urbano é tarefa de todos para garantir a sustentabilidade da vida nas cidades. Bicicletas, ônibus, trem de superfície, caminhadas e compartilhamento de veículos são alternativas viáveis para desafogar os já constantes congestionamentos de Manaus e evitar o caos.

A “largada” será no Largo São Sebastião, em frente ao Teatro Amazonas, às 18:00h com destino à bola do Coroado, em frente ao INPA – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Todos os participantes deverão respeitar as leis de trânsito regulamentadas pelo Código de Trânsito Brasileiro como também as leis municipais de velocidade, sendo a velocidade máxima de 60km/h em avenidas e 40km/h em vias locais. Além disso, o motorista do automóvel particular e da bicicleta deverá estar com seu veículo estacionado na largada e deverá estacioná-lo para chegar ao ponto de encontro final como pedestre.


Posts pelo feed ou email
Faça parte do Pedala Manaus!
Siga o Pedala Manaus! no Twitter

8 comentários:

Unknown disse...

Eu já tinha visto uma matéria na Sportv sobre um desafio intermodal em são paulo. Achei fantástica a idéia e claro a Bicicleta ganhou. Estarei lá presenciando este evento com minha magrela.

noryerazo disse...

Opa!!! é a primeira vez que tomo conhecimento dessa atividade, também estarei lá para prestigiar. Parabéns aos organizadores!!!

Nando disse...

muito boa iniciativa, parabéns aos organizadores...Espero que a imprensa dê a cobertura que o evento merece, evento esse que aborda de maneira inteligente e divertida o problema do transporte e mobilidade urbana em Manaus.
parabéns!!!!

Felippe César Santana disse...

Olá Gente,

Faço aqui o Convite para vocês participarem junto conosco, eu vou estar de bicicleta, precisamos de pessoas de carro, moto, voluntários para ir a pé e de ônibus.

Saci disse...

Galera, eu vou a pés... alguém se candidata a ir de busão??? O João Paulo Martins, que tava com o zóio roxo semana passada, falou que se não tiver mais ninguém, ele pode ir de carro e chamou um amigo pra ir de moto. Bora galera! Candidatem-se! Manisfesto já! A hora é agora...

rizoplan disse...

Me mudei para Manaus em fevereiro deste ano. Estou em Belo Horizonte-MG em visita à minha família. Aproveitei para vir buscar minha magrela e pensar em uma rota tranqula entre o Conjunto Shangri-lá, no Parque 10 e a UFAM... sugestões?
colônia dos japoneses.. ou pela nova avenida das torres.. acho q é a melhor alternativa... PARABÉNS PELO MOVIMENTO.. em breve espero poder ver Manaus repleta de ciclovias.... (morei em Porto Velho e fiquei impressionado com a quantidade de pessoas que utilizam a bicicleta nas ciclovias da cidade...principalmente entre a Zona Leste e o Centro (10 a 15km de deslocamento)... aqui em BH não existe ciclovia decente... já fui atropelado uma vez.. e fui parar debaixo de um ônibus outra... infelizmente a primazia é a dos automóveis... vou tentar insistir em não comprar um carro nos próximos anos... e voltar a me locomover de bicicleta aí em Manaus... tenho muito receio pela falta de espaço, mas vou tentar com muuuuita cautela!

rizoplan disse...

UFAM/Centro - sugestões seguras de deslocamento (versus carros e ônibus?)

Saci disse...

Legal Rizoplan, seja bem-vindo a Manaus. Ficamos feliz em ter sua companhia nessa briga boa pra incentivar a instalação de ciclovias na cidade. A questão da segurança é fundamental e uma grande responsabilidade do Pedala Manaus e dos governantes, porque conforme mais ciclistas começarem a sair para as ruas, a possibilidade de alguém se machucar pode aumentar... queremos espaços seguros, confortáveis e amplos para pedalar em Manaus, permitindo que as pessoas escolham se vão para seus destinos de bicicleta ou não. Quanto às rotas, estamos preparando uma série de posts com opções de rotas urbanas para Manaus, com a contribuição de qualquer ciclista que tiver interesse em participar. Mas a melhor rota entre o Parque 10 e a UFAM é mesmo por dentro do Conjunto Shangri-lá, pegando a avenida das Torres até o V8 e daí pela Bola do Coroado (complexo viário gilberto mestrinho) até UFAM...