Mapa coletivo de rotas ciclísticas em Manaus

21 de setembro de 2010

Por onde você pedala? Mapa coletivo reúne dicas sobre rotas de bicicleta em Manaus

Pensando em criar um mapa com dicas sobre rotas de bicicleta, o Pedala Manaus inicia hoje uma campanha para mapear ruas, avenidas, vielas, atalhos, passarelas, pontes e trilhas que os ciclistas manauaras usam e conhecem melhor que ninguém. Essas informações reunidas e organizadas serão de grande valia para orientar as pessoas a pedalar em Manaus e formarão uma base empírica para o planejamento de um sistema cicloviário para a cidade, visando garantir segurança e conforto aos usuários.

Av. Cosme Ferreira, 6h20, com fluxo intenso de carros, ônibus e ciclistas no sentido bairro-centro.

O mapa vai ficar em destaque no início do blog, mas para dar certo, essa precisa ser uma empreitada coletiva. Isso quer dizer que quem pedala pelos bairros de Manaus, seja na Ponta Negra ou na Cidade Nova, está mais que convidado a colaborar. Basta enviar informações sobre a localização da rota, extensão, quanto tempo é necessário para percorrer, se é plana ou tem muitas ladeiras, se tem trechos perigosos, cruzamentos e buracos, se tem espaço para compartilhar a via ou se é arriscado pedalar ao lado de carros/ônibus, se tem iluminação, se passa perto de lugares interessantes, pontos turísticos, áreas verdes, centros comerciais, parques urbanos, universidades, academias ou qualquer outro local que vocês tenham interesse em mapear. Podem enviar informações, dados, fotos e vídeos para o email pedalamanaus@gmail.com que eu dou um jeito de colocar tudo funcionando em um mesmo mapa acessível online.

Como não manjo de programação, a princípio o mapa vai ser criado na plataforma do Google Maps (http://maps.google.com.br/). A ideia é transpor as descrições das rotas para o mapa usando cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) para caracterizar trechos perigosos e cores frias (verde, azul e lilás) para trechos mais tranquilos e próximos do ideal.

Cada trecho vai ser desenhado separadamente, o que deve ajudar a entender que as rotas ciclísticas são compostas de vários segmentos, que podem ser bastante diferentes entre si. No mapa, ao clicar no trecho aparecerá um balão com a extensão em quilômetros junto com informações úteis sobre tempo médio gasto por segmento, ajudando o usuário a traçar rotas pela cidade com boa noção sobre a extensão total e o tempo necessário para percorrê-la.

Abaixo está o primeiro exemplo de como isso funcionaria. Incluí dois segmentos na Zona Oeste bastante frequentados por ciclistas e triatletas: a Av. Santos Dumont e Av. do Turismo. Por enquanto, fico devendo o post detalhado sobre esses dois trechos. Pretendo incluir segmentos aos poucos, montando posts separados para cada um com imagens e vídeos. Aguardem novidades!

MAPA COLETIVO DE ROTAS CICLÍSTICAS EM MANAUS


Visualizar o mapa coletivo de rotas ciclísticas em Manaus em um mapa maior


Posts pelo feed ou email
Faça parte do Pedala Manaus!
Siga o Pedala Manaus! no Twitter

20 de setembro de 2010

O que pensam as pessoas que moram em Manaus sobre as ciclovias?

Em Manaus, assim como em várias outras cidades do Brasil, a maioria das pessoas se beneficiaria de imediato com a implementação de projetos de mobilidade urbana com bicicleta, construindo ciclovias, ciclofaixas e estacionamentos para bicicletas. Para se ter uma ideia preliminar sobre o uso da bicicleta como meio de transporte, estimulamos os leitores do blog do Pedala Manaus a enviar dados sobre porque, quando e onde pedalam na cidade.


Vejam a tendência do que pensam as 124 pessoas que participaram da pesquisa de 25 de fevereiro a 19 de setembro de 2010. Todas são residentes em Manaus, 71% são homens e 29% mulheres, com faixa etária variando entre 15 e 48 anos.


Você usaria mais a bicicleta se houvessem ciclovias em Manaus?
  • 94% responderam que sim!
  • 6% são indiferentes

Sobre a frequencia no uso...
  • 35% usam mais nos finais de semana
  • 28% usam a bike eventualmente
  • 22% usam bicicleta todos os dias
  • 14% raramente usam a bicicleta

Sobre o motivo que leva a usar a bicicleta...
  • 76% por prazer
  • 69% por esporte
  • 36% para reduzir emissão de gases poluentes
  • 34% usam para se locomover pela cidade
    • 31% para reduzir trânsito
  • 23% para ir trabalhar
  • 23% porque transporte público é ruim em Manaus
  • 19% por economia
  • 10% porque não tem carro
  • 7% para transportar mercadorias

Sobre a condição funcional...
  • 35% são estudantes
  • 20% profissionais liberais
  • 9% funcionários públicos
  • 9% universitários (aqui tem um pouco mais de mulheres que homens, a unica categoria onde isso aconteceu)
  • 7% autônomos
  • 6% empresários
  • 5% industriários
  • 3% desempregados

Se tem bicicleta própria...
  • 79% das pessoas tem bicicleta, 86% dos homens e 64% das mulheres
  • cerca de 70% das pessoas que não tem bicicleta, pretende comprar!

Esses dados estão enviesados para as pessoas da classe média, mas traçam um perfil interessante sobre Manaus. Obviamente, as classes de baixa renda representam a maior parte da demanda por ciclovias, mas a classe média tem grande potencial em vir a ser usuária, principalmente entre os estudantes e universitários.

Esses dados foram obtidos por meio do cadastro do Pedala Manaus.

Obrigado a todos que participaram! Pedala Manaus!


Posts pelo feed ou email
Faça parte do Pedala Manaus!
Siga o Pedala Manaus! no Twitter

15 de setembro de 2010

Venha participar do Passeio Ciclístico da Amizade

Vai acontecer nesse domingo (19/9) o Passeio Ciclístico da Amizade, promovido pelo Erildo da Office Bike. O passeio vai ser uma pedalada de Manaus até Rio Preto da Eva, um trecho relativamente longo e não recomendável para ciclistas com pouca resistência física. Mas para quem já está acostumado, é uma opção bem legal pro domingo.


A saída será do bairro da Compensa em Manaus no domingo pela manhã. O tempo total estimado para percorrer os 80 e poucos quilômetros é cerca de 5 horas. Ao longo de todo o percurso haverá um carro de apoio com água gelada, frutas e kit de primeiros socorros. Quem conseguir chegar vai poder desfrutar de um bom banho e um almoço merecido. A volta será feita de ônibus e as bicicletas serão transportadas em caminhão.

Para mais informações, ligue para o Erildo na Office Bike - 92 3671-3164.


Posts pelo feed ou email
Faça parte do Pedala Manaus!
Siga o Pedala Manaus! no Twitter

5 de setembro de 2010

Ciclovias, ciclofaixas e... bicycle boulevards?

Em todo o mundo, os benefícios sociais, econômicos e ambientais da bicicleta tem estimulado o desenvolvimento de projetos que oferecem infraestrutura para acolher a bicicleta no contexto urbano. O principal motivo e necessidade dessa intervenção é aumentar a segurança das pessoas que usam, ou podem vir a usar, a bicicleta como meio de transporte. Contudo, remodelar as cidades para incorporar a bicicleta no dia-a-dia dos seus cidadãos requer planejamento, tempo e dinheiro.


Os acertos dos outros

A experiência coletiva de outras cidades que estão no mesmo caminho revela que alguns fatores são essenciais para o sucesso de um sistema cicloviário: ele deve ser seguro, confortável, atrativo, eficiente e contínuo. Mas como garantir isso? No Brasil, para vencer a barreira inicial da ausência quase que completa de estrutura urbana, o desafio é criar planos cicloviários que maximizem a extensão total de ciclovias construídas, considerando a heterogeneidade dos ambientes urbanos. Uma possibilidade nesse sentido é adotar soluções que minimizem o custo de implementação por quilômetro em trechos do sistema.

Algumas cidades dos EUA estão obtendo resultados ótimos com a implementação das chamadas Bicycle Boulevards. Uma bicycle boulevard é uma via com alta prioridade para bicicleta, embora não exclusiva. Graças à instalação de estruturas simples e baratas, a velocidade e fluxo de carros das vias são diminuídos, garantindo segurança e conforto para pedalar, longe do risco de acidentes e dos canos poluentes.


As bicycle boulevards são muito bem sinalizadas, com atenção especial dedicada aos cruzamentos com vias onde os carros tem prioridade. Em Portland, existe um cruzamento onde há um semáforo especial para os ciclistas atravessarem. Basta chegar, apertar um botão e esperar... todos os carros então param e o ciclista atravessa em segurança. Essas medidas não são complexas e garantem segurança e fluidez, ingredientes essenciais para que a escolha da bicicleta como meio de transporte seja, além de prazerosa e sustentável, eficiente e rápida.

Veja outras cidades dos EUA com bicycle boulevards: NY | Berkeley | Minneapolis | Long Beach


E no Brasil?
O contexto nacional reflete uma maior preocupação em melhorar as condições urbanas para quem quer pedalar, mas o panorama geral é de não haver planejamento algum para as cidades. Quando este existe, a implementação é muito lenta e fragmentada, o que compromete drasticamente o funcionamento do sistema. É preciso reverter essa situação de inércia. A bicicleta não é um luxo, mas solução.

As ciclovias, por serem separadas fisicamente do tráfego de carros, conferem segurança aos ciclistas. Contudo, por custar mais recursos e tempo, em uma fase inicial elas podem ser priorizadas para trechos críticos onde a velocidade dos automóveis é incompatível com a segurança de quem pedala.

Por sua vez, as bicycle boulevards versão tabajara podem ajudar na implementação de sistemas cicloviários no país porque conciliam baixo custo com os requisitos necessários para permitir que o ciclista tenha segurança e conforto enquanto pedala. As medidas para diminuir a velocidade e fluxo de automóveis são variadas e podem minimizar o custo de implementação em vias que permitam fazer essa intervenção.

Como a coisa é nova por aqui, precisamos caprichar bem na sinalização vertical e horizontal para definir o espaço prioritário dos ciclistas, que basicamente consistiria em uma ciclofaixa localizada em uma via onde a convivência com carros seria amenizada por intervenções planejadas.


Veja também...



Posts pelo feed ou email
Faça parte do Pedala Manaus!
Siga o Pedala Manaus! no Twitter