Em Manaus, assim como em várias outras cidades do Brasil, a maioria das pessoas se beneficiaria de imediato com a implementação de projetos de mobilidade urbana com bicicleta, construindo ciclovias, ciclofaixas e estacionamentos para bicicletas. Para se ter uma ideia preliminar sobre o uso da bicicleta como meio de transporte, estimulamos os leitores do blog do Pedala Manaus a enviar dados sobre porque, quando e onde pedalam na cidade.
Vejam a tendência do que pensam as 124 pessoas que participaram da pesquisa de 25 de fevereiro a 19 de setembro de 2010. Todas são residentes em Manaus, 71% são homens e 29% mulheres, com faixa etária variando entre 15 e 48 anos.
Você usaria mais a bicicleta se houvessem ciclovias em Manaus?
- 94% responderam que sim!
- 6% são indiferentes
Sobre a frequencia no uso...
- 35% usam mais nos finais de semana
- 28% usam a bike eventualmente
- 22% usam bicicleta todos os dias
- 14% raramente usam a bicicleta
Sobre o motivo que leva a usar a bicicleta...
- 76% por prazer
- 69% por esporte
- 36% para reduzir emissão de gases poluentes
- 34% usam para se locomover pela cidade
- 31% para reduzir trânsito
- 23% para ir trabalhar
- 23% porque transporte público é ruim em Manaus
- 19% por economia
- 10% porque não tem carro
- 7% para transportar mercadorias
Sobre a condição funcional...
- 35% são estudantes
- 20% profissionais liberais
- 9% funcionários públicos
- 9% universitários (aqui tem um pouco mais de mulheres que homens, a unica categoria onde isso aconteceu)
- 7% autônomos
- 6% empresários
- 5% industriários
- 3% desempregados
Se tem bicicleta própria...
- 79% das pessoas tem bicicleta, 86% dos homens e 64% das mulheres
- cerca de 70% das pessoas que não tem bicicleta, pretende comprar!
Esses dados estão enviesados para as pessoas da classe média, mas traçam um perfil interessante sobre Manaus. Obviamente, as classes de baixa renda representam a maior parte da demanda por ciclovias, mas a classe média tem grande potencial em vir a ser usuária, principalmente entre os estudantes e universitários.
Esses dados foram obtidos por meio do cadastro do Pedala Manaus.
Obrigado a todos que participaram! Pedala Manaus!
2 comentários:
Caros colegas do Pedala Manaus
A ciclovia é uma ótima opção em diversos países e deve ser assim também aqui no Brasil, porém há diversos fatores conflitantes com essas alternativas.
As prefeituras relutam em mexer na estrutura viária com o objetivo de dispor mais segurança aos ciclistas seja por total falta de interesse ou ainda para não contrariar os anseios da indústria automobilísta e sua cadeia (autoescolas, empresas de ônibus...etc).Afinal de contas ceder espaço ao ciclista é na cabeça de muitos excluir os espaços de carros, ônibus e motociletas. Conclui-se então que o retorno social das ciclovias precisa ser maior que os interesses financeiros advindo dessas relações.
Abraços
Caríssimos do Pedala Manaus,
Parabéns pela inciativa da promoção de ciclovias na capital. Aqui em São Paulo ainda estamos a anos luz de uma ciclo-malha proporcional ao tamanho da cidade, mas a municipalidade (com a pressão das entidades afins)vem aumentando o ritmo de implantação. Acho legal a padronização que vem sendo adotada aqui e em outras capitais, com a cor vermelha: no futuro o hábito de pedalar poderá ser estendido a outros municípios, quando em viagem, pois a sensação de segurança, praticidade e rapidez será comum, independente da cidade.
Tenho um blog "caseiro" onde poderão encontrar fotos de nossas ciclovias, "Pedalare!":
http://carlos.alberto.martins.blog.uol.com.br
Postar um comentário