Mapa coletivo de rotas ciclísticas em Manaus

2 de abril de 2011

Pelo Brasil de bicicleta

Olá galera do Pedala, estou aqui a convite do meu amigo Ricardo Saci (membro da comunidade), para divulgar e tornar conhecida minha aventura pelo Brasil junto com minha bicicleta.





Me chamo Kayo Soares (23), sou de Manaus e estou em meio á um projeto de cicloturismo, onde irei percorrer todo o Brasil, passando pelos 26 estados e distrito federal. A viagem terá um percursso estimado por volta de 30.000 km (trinta mil quilômetros), e terá uma duração de 5 anos ou mais se for necessário.

Assim como muitos por aqui tive a grande satisfação de descobrir o prazer de pedalar, além disso faz parte de mim a curiosidade pelo mundo e outras culturas. Pensei que poderia juntar as duas coisas e foi então que começou o sonho do projeto.Decidi dar um nome á ele, e o batizei de ArtePedal, pois além do fato de gostar de bicicleta também sou um apaixonado pela Arte.


No ano de 2009 fiz uma cicloviagem de três meses pelo estado de Roraima, conhecendo um pouco sobre a cultura indígena das muitas reservas que existem por lá, já que o estado dispõe mais da metade de seu território á áreas indígenas. Já em dezembro de 2010 decidi largar tudo para ir em busca de meu sonho, saindo de Manaus para todo o resto do Brasil.

Utilizo a bicicleta como principal meio de transporte, e já conto com quase 5 mil kilômetros pedalados pelos estados de Roraima, Amazonas e Pará.

O projeto ainda não possui um patrocinador, mas para me sustentar durante a viagem utilizo meu próprio trabalho com arte nas maiores cidades por onde passo, por isso também tenho que economizar ao máximo.

Os objetivos do projeto são vários, pois estão ligados á ecologia, educação física e mental, história, cultura, arte, esporte, saúde e outros. É claro que é muito difícil ligar tudo isso, mas sempre tento escrever a ligação entre esses objetivos com conclusões tiradas dá minha própria experiência na viagem.

Minha filosofia é "Mudar o mundo através da mudança da mente." Para isso não poderia escolher duas ferramentas melhor que estas, a bicicleta e a arte, pois para a bicicleta não existe fronteiras e é na arte que se torna possível o desenvolvimento de uma mente mais calma e de uma visão educada e pacífica do mundo. Sou motivado pela compaixão e amor a humanidade, acredito que dedicando minha vida á um sonho de ver a humanidade melhor posso torná-la digna.

Do contrário que muitos pensam, não quero quebrar nenhum recorde, nem testar os limites de minha performance física, e ainda muito menos ser apenas um colecionador de lugares visitádos. Minha intensão é viver o mundo e tirar minhas próprias conclusões sobre ele, indo além da mídia e da vida condicionada a que somos submetidos. A liberdade para mim é tudo e devemos utilizá-la da maneira correta, ou da forma que nossa natureza mandar, sem ódio, orgulho, apego e inveja, carregando apenas compaixão e amor pela vida em geral.

Atualmente estou na cidade de Altamira no Pará onde permanecerei por um mês para ministrar um curso de desenho para crianças em parceria com a Secretaria de Cultura e de Educação, e daqui partirei para as cidades de Anapú, Pacajá, Novo Repartimento, Tucuruí, Mojú, até chegar em Belém onde tentarei conseguir apoio ou trabalhar para poder adquirir um bom equipamento de filmagem para produzir vídeos educativos durante a viagem.

A viagem ainda está no início, e ainda é somente a primeira, pois depois desta (ArtePedal pelo Brasil) ainda virá mais duas: ArtePedal pela América e ArtePedal pelo Mundo.

Quem quiser acompanhar minha viagem é só visitar o blog (artepedal.blogspot.com), pois lá você encontrará um resumo da minha passagem pelas cidades com fotos, e ainda tem o percurso e detalhes sobre o projeto.


Boas Pedaladas e Ciclo Abraços


Posts pelo feed ou emailFaça parte do Pedala Manaus!Siga o Pedala Manaus! no Twitter

4 comentários:

Nando disse...

Grande viagem, e belo projeto de vida!! parabéns e muita luz na sua trip!!!!

kayo soares disse...

vlw Nando !!!

Chuva disse...

Veja, estou encantada com tudo que li... Espero um dia dia poder ouvir essas historias contada por você pessoalmente... Cada lugares, tantos desafios mas muitas conquistas a cada dia e que todos esses dias sejam iluminados... Esse sonho que vc esta realizando, é o que me motiva a seguir sonhando também se nosso Pai permitir vou realiza-lo em breve... Tuas experiencia esta sendo ricas para mim... Beijos que Deus te proteja e ilumine teus passos...sempre a cada dia.

sapo disse...

Kayo conheci vc atraves do pedala manaus pessoa aventureira artista plastico de mao cheia amigo e aventureiro em seu projeto de mil km anbicioso e desbravador que Deus te proteja e te saude forcas pra continuar sua pedalada te esperamos aqui em manaus amigo !