Mapa coletivo de rotas ciclísticas em Manaus

12 de julho de 2011

Pedal Terça-Tradição - 12/07

Saudações Pedaleir@s de Manaus!

A rota de hoje será um pouco diferente das que fizemos até agora (mas só um pouco). Iremos para o centro com uma parada "oficial" na Praça da Saudade, depois passaremos por trás do Teatro Amazonas (sem parar lá), daremos um pulo na Praça 14 de janeiro e retornaremos para o Aleixo. Ou seja, apenas uma parada no trajeto. Na praça da saudade existe uma barraquinha que vende coco e sucos diversos, porém, ao afirmarmos que hoje poderiam chegar cerca de 150 pessoas, o cara não nos levou muito a sério e talvez (ou melhor, certamente) poderemos acabar com o estoque do quiosque em minutos. Ontem o coco custou 3 reais (e espero que o cara não inflacione na hora!).
Alguns coordenadores fizeram este trajeto ontem e observaram-se alguns pontos críticos no trânsito, que demandarão TOTAL ATENÇÃO e ORGANIZAÇÃO para passarmos com segurança. Será IMPRESCINDÍVEL estarmos coesos num bloco único em todo o percurso, mas sobretudo nesses pontos críticos. Tais pontos são principalmente as vias onde teremos que mudar de faixa para continuar seguindo em frente enquanto parte do trânsito precisará fazer a conversão à direita (e será impedido enquanto estivermos passando). Nessas ocasiões (e em algumas outras) o líder diminuirá o ritmo, ou mesmo parará, até que TODO O COMBOIO de ciclistas esteja reunido. Só a partir de então procederemos a "manobra" (parando temporariamente uma faixa da via enquanto todos passam). Isso já é o que temos feito, mas amanhã tentaremos fazer de forma mais organizada. Pedimos, então, que sigam à risca as instruções dos organizadores e aguardem quando estivermos esperando o reagrupamento do grupo nas vias. Outro ponto crítico são os vários pontos de ônibus em que passaremos, então, ESPECIAL ATENÇÃO quando estivermos neles. Sigam as orientações dos organizadores e, na dúvida (e na ausência de um organizador por perto), esperem o ônibus voltar a andar e continue o trajeto até encontrar o comboio à frente. NÃO PASSEM O ÔNIBUS pelo lado direito (ficando entre ele e a calçada) e só passe pela esquerda se você for um ciclista avançado (muito avançado) e souber o que está fazendo (nunca passando o líder). É sério, não brinquem nessa hora!
Tentamos bolar um trajeto que passasse sempre que possível em ruas largas, arborizadas e planas, mas nem sempre será possível (então estejam preparados para algumas subidas e ruas nem tão largas).

É isso, pessoal. Um bom passeio pra gente e BORA PEDALAR!

P.S. Iremos cruzar a Praça da Saudade a pé, DESMONTADOS da bike! Aproveitem para apreciar o local (que está muito agradável).





Encontro: Posto Shell em frente ao INPA (Aleixo)
Horário: 20:00 (Encontro) e 20:30 (Saída)
Obs: Pontualidade!!!



Posts pelo feed ou email

Faça parte do Pedala Manaus!

Siga o Pedala Manaus! no Twitter

2 comentários:

Marcioney disse...

Contramão na Ramos Ferreira ?

Ícaro disse...

Amigão, cheguei aqui através do Google, vi que tem as tradicionais pedaladas às terças, mas por motivo de trabalho não poderei participar,
gostaria de saber quanto terão as trilhas, abraço!