Mapa coletivo de rotas ciclísticas em Manaus

24 de outubro de 2011

A PONTE QUE NÃO QUER CALAR – Bicicletas e seus direitos de travessia na ponte proibida.

Matéria de KeyceJhones do StudioBLOG

As bicicletas a cada dia exigem mais espaços e direitos de circulação, sejam na ruas, rodovias ou pontes. A questão atual é, porque não se pensou antes em condicionantes para uma mobilidade na travessia da ponte sobre o Rio Negro?


Foto. Luiz Salama - Montagem.Kjhones
A determinação expressa, pela diretora do Departamento Estadual de Transito no Amazonas, afirmou à imprensa local, que não será permitida a travessia na ponte sobre o Rio Negro por ciclistas.  “Além da alta velocidade e do fluxo intenso, não há ciclofaixas ou ciclovias que comportem esse tipo de locomoção com segurança” afirmou Monica Melo (Detran-Am), em sua entrevista a um jornal local. 



Esta nota no jornal, proporcionou uma indignação aos usuários de  bicicleta em Manaus. Sabendo que todos os órgão têm conhecimento que nossa cidade precisa ser planejada, não só para o carros, mas para uma mobilidade alternativa, que proporcione condições segura e ambientais pelas ruas, avenidas e em empreendimentos grandiosos, como é a ponte sobre o Rio Negro. Há alguns anos, o debate sobre essa necessidade de implantar ciclovias, ciclofaixa e agora as ciclorotas, vêm surgindo para assegurar os usuários de bicicletas na cidade, mas esse interesse político não tem sendo tomado como uma das prioridades em gestões, tanto passadas como atuais. Mesmo com o surgimento de movimentos como o Pedala Manaus, que há um ano vem promovendo e incentivando o uso de bicicletas como meio de transporte, também nas práticas de lazer e até como atividades esportivas que têm sido constantes, no calendário de eventos. O número entre simpatizantes e adeptos da bicicleta, cresceu mais do que o esperado em menos de um ano na capital, passando dos 1.400 usuários. Desta forma é possível demonstrar o interesse dos cidadãos em optarem pela qualidade de vida, mas isso só será possível se gestores públicos tiverem interesse em investir na qualidade da cidade, incluindo principalmente nesta etapa de progresso, a interligação entre cidades por uma mobilidade alternativa, onde cidadãos rurais possam conectar-se também com a cidade de Manaus por meio da bicicleta.

Foto Guia do Viajante.
A vantagem de se favorecer o acesso de ciclistas pela ponte, pode trazer grandes benefícios tanto para o estado, quando para os municípios que se interligam. A promoção de incentivos para que cicloturistas possam interligar-se ao mundo por meio de nossas vias, é um ponto muito importante para o turismo alternativo, pois em média na cidade de Manaus surgem de 3 a 5 cicloturistas que estejam de passagem pelo Amazonas, e favorecendo essa interligação através da ponte, o turística pode levar boas impressões e registros deste grande empreendimento, e cada cada vez mais propiciar essa prática, que é realizada em cidades do sudeste, sul do Brasil e principalmente em cidade da Europa, onde a prática é muito comum.

Ciclorota de lazer e esportes.
As atividades de esportes, como corridas ciclísticas e montain bike podem ser crescente também com a passagem destes praticantes de esportes pela ponte, que interligarão essas atividades ao meio rural, rico e exuberante que o município de Iranduba proporciona tanto aos seus visitantes, quanto aos moradores de suas comunidades próximas às margens do Rio Negro, como Manacapuru e Paricatuba (comunidade histórica com sua arqueologia e patrimônio arquitetônico em ruínas).

Dois condicionantes são apresentados, a seguir para a utilização tanto do passeio, quanto da pista na ponte sobre o Rio Negro, estas viabilidades podem ser aplicadas desde que estejam de acordo com as autoridades de trânsito no local. 


1. CONDICIONANTES PARA UTILIZAÇÃO DOS PASSEIOS NA PONTE.

Pode ser utilizado um dos lados do passeio para o que o ciclista, desmontado possa atravessar como pedestre, segundo o CTB.

Vista de uma das passarelas laterais da ponte - Foto.ALFREDO FERNANDES(blog)

A implicação da não utilização de um dos passeio por ciclista montado e pedalando sobre o passeio dar-se-a pelo motivo da largura estreita, que mede aproximadamente 1,20m, sendo estreito demais para um mobilidade por bicicleta. Além da problemática de o guarda-corpo ser muito baixo no lado que assegura para o rio,  sendo aproximadamente de 1,50, a altura em média de um ciclista montado. medindo até o ombro (essa altura pode variar conforme a estatura do ciclista). Nesta caso é aconselhado a travessia como pedestre, para que em ventos fortes, na subida e descida, o ciclista não se desequilibre ao desviar-se de algum obstáculo ou até mesmo em momentos de esforço na pedalada.

A seguir, o que a legislação estabelece para o trânsito de ciclistas em passeios, estabelecido conforme o Código de Trânsito Brasileiro:

Capitulo III - Das Normas Gerais de Circulação e Condutas:
Art. 59. Desde que autorizado e devidamente sinalizado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via, será permitida a circulação de bicicletas nos passeios. 

Capitulo IV - Dos Pedestres e Condutores de Veículos Não Motorizados
§ 1º. O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres. 


Imagem da internet
A ponte apresenta em sua extensão, uma inclinação máxima de 3,01%  tornando-a um aclive acentuado para as pedalas, e após o vão central, o declive torna-se perigoso, por se tornar uma descida muito acidentada, proporcionando uma velocidade que deve ser controlada para não causar acidentes.


2. CONDICIONANTES PRA UTILIZAÇÃO DA PISTA DE ROLAMENTO NA PONTE.

Uma das alternativas de utilização que pode ser monitorada em períodos pré estabelecidos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-Am), junto com o Pedala Manaus e outros grupos de ciclistas profissionais, seria a promoção um calendário de rotas, planejado em dias e horários marcados sobre contrato de firmamento de conduta na utilização de um das faixas de rolamento na extensão da ponte. Esse termo estabeleceria que o órgão de trânsito sinalize na faixa da direita, a passagem de bicicletas por esta via, além de implantar placas de orientações e advertências sobre o tráfego.


Esta norma de conduta de utilização, permite que o ciclistas e cicloativistas possam trafegar em um período de tempo, pré-estabelecido de preferência em finais de semanas, para que não conflitam com o trânsito de cargas pesadas que ocorrem geralmente durante a semana. Cabe ao órgão de trânsito do município, fiscalizar a passagem destes veículos não motorizados, cabendo impedir sua passagem, caso não estejam nas conformidades estabelecidas no termo. Antes da entrada na ponte poderá ser fixado uma placa de orientação e determinação dos dias e horários para travessia. Sendo em faixa única, colocado ao longo da pista, cones que balizam a separação entre a circulação de veículos motorização e os não motorizados.

Legislação do CTB, sobre o uso de bicicletas em vias:

Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores. Parágrafo único. A autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via poderá autorizar a circulação de bicicletas no sentido contrário ao fluxo dos veículos automotores, desde que dotado o trecho com ciclofaixa.

Segue abaixo uma ilustração simplificada de como poderia ser o compartilhamento da via sobre a ponte em dias programados, onde não haja grande fluxo de veículos e cargas pesadas.

Foto. Luiz Salama e montagem. KJhones.

Extensão da Ponte sobre o Rio Negro
Com uma extensão de 3,5 Km de Manaus ao município e Iranduba, a ponte no seu eixo central apresenta uma altura de 65 metro do nível mais cheio. A velocidade aproximada, que se estipula seja de 100km/h em tempestades sobre o rio, onde neste caso a ponte pode ser interditada para o trânsito de veículos e pedestres.

Imagem da internet
Precisamos pensar no processo de humanização das cidades, e ela não acontece somente com abertura de novos viadutos, passagens de nível e pontes. Acontece principalmente quando a cidade é pensada para pessoas, pois só pensar que as cidades podem crescer e prosperar por meio do carro, é um dos grandes erros do desenvolvimento urbano.

VÍDEOS SOBRE A PONTE

Matéria destaque da construção da Ponte sobre o Rio Negro - Amazonsat

Vídeo campanha de inauguração da Ponte sobre o Rio Negro - Governo do Amazonas




CAMPANHA PISTA COMPARTILHADA.


Clique na imagem acima para acessar a campanha.





Posts pelo feed ou email
Faça parte do Pedala Manaus!
Siga o Pedala Manaus! no Twitter

7 comentários:

Anônimo disse...

I do consider all of the ideas you've presented to your post. They are really convincing and can definitely work. Still, the posts are very brief for starters. May you please lengthen them a bit from next time? Thank you for the post.
Here is my homepage Work From Home Ideas

Anônimo disse...

I do consider all of the ideas you've presented to your post. They are really convincing and can definitely work. Still, the posts are very brief for starters. May you please lengthen them a bit from next time? Thank you for the post.
My website > Work From Home Ideas

Anônimo disse...

I have been exploring for a bit for any high-quality articles or
blog posts on this kind of area . Exploring in Yahoo I
at last stumbled upon this site. Studying this information So i am satisfied to express that I've a very excellent uncanny feeling I discovered exactly what I needed. I so much unquestionably will make sure to don?t omit this site and provides it a look on a constant basis.
Here is my web page ; samson review

Anônimo disse...

Excellent goods from you, man. I have understand your
stuff previous to and you are just extremely excellent.
I really like what you've acquired here, certainly like what you're stating and the way in which
you say it. You make it enjoyable and you still care for to keep it sensible.

I can't wait to read far more from you. This is really a tremendous website.
Have a look at my web page - erinmore

Anônimo disse...

[p]Introduced [url=http://www.clarisonicssale4u.com] clarisonic mia[/url] by parliament back in 1697 Britannia silver (95 . The particular clarisonic mia brush Clarisonic Mia will be equally cord less and also water-proof and is particularly really soft inside exfoliating a number of epidermis, also in instances where folks have problems with sensitized epidermis issues for instance cystic acne or perhaps rosacea . Cheap Clarisonic Mia-Clarisonic Outlet,Clarisonic Clarisonic MIA Outlet Online Store : - Clarisonic MIA 2 Clarisonic MIA Clarisonic Brush Heads Clarisonic MIA limited edition Clarisonic Plus . The type of the scalp will establish and thus cause acne, Can set-off with a lot more skin and other conditions . Today, it is used to improve the appearance [url=http://www.clarisonicssale4u.com] clarisonic brush[/url] of tattoo scars, wrinkles, and age spots . uk Voucher in the relevant box before you make your purchase to ensure you qualify for the money off . co . Both of these habits will improve skin circulation, resulting in a more radiant countenance.[/p][p]Today, it is used to improve the appearance of tattoo scars, wrinkles, and age spots . It is rather user friendly, possessing just a individual velocity plus a a single option handle . Christmas at Home It has [url=http://www.clarisonicssale4u.com] clarisonic sale[/url] been an age old tradition in the Christian world that Christmas becomes a festive one . Since the workplace is the extension of home, every company undertakes to make it as homely as possible . Can first wet facial Cleanser and then painted the whole face, vibration massage and cleansing brush, chin, nose a little longer, [url=http://www.clarisonicssale4u.com]clarisonic[/url] cheek skin is thin so the time is slightly shorter . Clarisonic is effective because it cleanses your skin deep . The cordless Clarisonic Mia is water resistant and is extremely delicate in exfoliating any form of pores and skin, even if you have vulnerable skin conditions like pimples or rosacea . uk Voucher Codes are one's ordinary [url=http://www.clarisonicssale4u.com] clarisonic brushes[/url] Suncamp.[/p]

Anônimo disse...

HGH Supplements have been shown to help increase ones
metabolism, therefore decreasing one. There have been studies and
observations by scientists and leading researchers how this human growth hormone can slowdown or even stop aging.
Any work out that is exhaustive acts as the best HGH releasers, as these need energy to
support and this is attained by burning fatty tissues; this also increase protein synthesis to enable the body withstand severe
demands of working out ; these are considered the ways to generate the most effective human growth hormone.

Anônimo disse...

But cellulite can also be a problem for some men, and with certain hormonal conditions it is actually quite
common. And also some of the underweight people are also such complaints.
The best way of dealing with cellulite & stretch marks ( is by choosing a treatment option and sticking to it.


Feel free to surf to my web blog Get rid of cellulite