A região metropolitana de São Paulo tem quase 20 milhões de pessoas, das quais apenas cerca de 30% tem carro. Isso quer dizer que uns 70% da população depende de outros modos de transporte para circular na cidade, principalmente do transporte coletivo (ônibus, microônibus, metrô e trem). Contudo, o uso da bicicleta ainda é pouquíssimo explorado na cidade, de forma que até hoje poucos quilômetros de ciclovias e ciclofaixas foram implementados. Pelo menos até pouco tempo atrás.
Hoje em São Paulo existem projetos de ciclofaixas e de ciclovias que estão começando a acontecer na prática, com grande tendência de crescer a rede e consolidar a bicicleta como uma alternativa segura, saudável e eficiente para a mobilidade urbana. Pedalar nas grandes cidades é uma tendência mundial, mas para haver segurança é preciso investir em educação e infra-estrutura. Dados recentes revelam que cerca de 100 ciclistas morrem por ano em São Paulo. É absolutamente intolerável que isso aconteça em qualquer cidade do Brasil e os governantes devem trabalhar para garantir que pedalar, um direito estabelecido no Código de Trânsito Brasileiro, seja uma alternativa segura de transporte.
Ciclofaixa na Av. República do Líbano no sentido da Av. Ibirapuera com a faixa exclusiva para circulação de bicicletas
A história de São Paulo mostra que os anos de cicloativismo tem consolidado a demanda da sociedade de forma organizada, cujos frutos iniciais estão nascendo da união entre os ciclistas e o governo estadual e municipal. Atualmente o Projeto Ciclofaixa da Cidade de São Paulo oferece uma alternativa de lazer para os paulistas, que podem sair para as ruas com sua família e amigos para pedalar entre o Parque Ibirapuera, o Parque das Bicicletas e o Parque do Povo, totalizando cerca de 5 km de ciclofaixas aos domingos, das 7 às 14h. Clique aqui para ver o percurso das ciclofaixas disponível atualmente.
O projeto consiste em realizar alterações operacionais no sistema viário para isolar faixas da via para a circulação exclusiva de bicicletas. Ao longo de todo o percurso, a sinalização é feita com faixas pintadas no chão (em vermelho) e com placas e faixas alertando os motoristas e ciclistas, contando ainda com uma equipe de pessoas treinadas que informam os usuários e sinalizam as travessias em todos os cruzamentos. Embora as ciclofaixas ainda não cubram uma grande extensão, é uma oportunidade ótima para se pedalar com tranquilidade e conforto. Pessoas de várias idades estiveram nas ruas no último domingo, sendo muito comum ver pais levando seus filhos para aprender a usar sua bicicleta, passeando com prazer e segurança.
As ciclofaixas permitem que pais passeiem com segurança com seus filhos, uma oportunidade ótima para educá-los
Como os benefícios da bicicleta para a sociedade são óbvios para a saúde das pessoas e para melhorar a mobilidade urbana, a tendência é expandir a malha. Por enquanto, a cidade de São Paulo conta com fragmentos de um sistema cicloviário, com ciclofaixas e ciclovias isoladas umas das outras. Por exemplo, embora as ciclofaixas atualmente cheguem perto da extremidade norte da Ciclovia Rio Pinheiros (inaugurada em fevereiro de 2010, veja vídeo sobre inauguração), não existe conexão planejada entre elas. No último domingo eu pedalei toda a extensão das ciclofaixas e entrei na ciclovia Rio Pinheiros pela estação Vila Olímpia, percorrendo os 14km até a estação Autódromo em Interlagos. Atualmente, a ciclovia tem apenas 2 pontos de acesso, o que limita muito o uso como meio de transporte, mas em breve terá mais acessos ao longo do percurso. O projeto da Ciclovia Rio Pinheiros prevê ainda a construção até o final do ano de mais 6km que vai ligar a estação Vila Olímpia à estação Villa Lobos/Jaguaré e de mais dezenas de quilômetros nos próximos anos, conectando com o Rio Tietê.
Rio Pinheiros com sua ciclovia, oferecendo um percurso rápido, embora atualmente limitado pela falta de pontos de acesso
E em Manaus, o que podemos fazer para melhorar as condições cicloviárias?
O que esperamos do governo do estado e da prefeitura quanto à melhoria das vias para circulação com bicicletas na cidade?
***
Veja todas as fotos do álbum sobre as Ciclofaixas e Ciclovias em São Paulo.
Projeto Ciclofaixa da Cidade de São Paulo.
2 comentários:
Assisti o jornal amazonas do sabado - estao inaugurando uma ciclofaixa
na ponta negra que custou 30mil acho, e q as próximas serão na estrada do turismo e na avenida da torres...
Um seminário aconteceu no DETRAN e a coordenadora falou sobre o assunto. Alguém sabe de mais coisa?
fiquei sabendo da inauguração da ciclofaixa também, me parece que vai da ponta negra até a ponte (eca) sobre o rio negro.
Postar um comentário