Mapa coletivo de rotas ciclísticas em Manaus

12 de abril de 2010

Ciclistas superam expectativas na inauguração da ciclofaixa da Ponta Negra

Centenas de ciclistas participaram do passeio ciclístico 'Paz no trânsito' organizado pelo Detran (AM), em parceria com a SEJEL e Federação de Ciclismo Amazonense (FCA), nesse domingo (11/04). O comboio saiu da Vila Olímpica, seguindo pela na Av. Pedro Teixeira até a Ponta Negra, onde ocorreu a inauguração da primeira ciclofaixa de Manaus. A ciclofaixa de 2,4 km de extensão e vai funcionar aos domingos das 7h ao meio-dia.

Linha de frente da comissão organizadora do passeio ciclístico 'Paz no trânsito' organizado pelo Detran-AM

Pessoas de todas as idades vieram prestigiar o passeio, que foi uma ótima oportunidade para tirar a bike da garagem e pedalar tranquilamente sem se preocupar com o perigo de carros e ônibus. Segundo o jornal A Crítica, cerca de 700 pessoas participaram do passeio, um número de ciclistas expressivo que surpreendeu os organizadores do evento, refletindo uma grande demanda da sociedade pela melhoria das condições para circulação com bicicleta em Manaus.

Centenas de ciclistas ocupam as ruas, aproveitando o direito de usar a bicicleta como um transporte seguro

Antes do início do passeio, ocorreu a distribuição de camisetas do evento para os participantes em troca de 1kg de alimento não perecível. Não vai ser difícil ver as camisetas circulando pela cidade! A organização do evento está de parabéns, tudo ocorreu como planejado, oferecendo um forte incentivo ao uso da bicicleta na cidade. Devagar a cultura da bicicleta vai sendo difundida na Amazônia.

Os ciclistas formaram uma longa fila para pegar suas camisetas

Foi mesmo um dia histórico para Manaus, uma cidade plana e com grande potencial para o uso da bicicleta como meio de transporte. Embora a ciclofaixa tenha um caráter de lazer, segundo Mônica Melo (diretora-presidente do Detran-AM) ela vai servir de teste para avaliar a possibilidade de expansão para outras vias, como a Av. do Turismo e a Av. das Torres, que ainda não foi inaugurada. Essa posição foi endossada por Djalma Dutra, diretor-presidente em exercício do Detran, que representou o órgão no evento. Nós agradecemos a iniciativa do Detran (AM), da SEJEL e da Federação de Ciclismo Amazonense pela ciclofaixa da Ponta Negra. É um grande passo em direção à proposta do Pedala Manaus. Quem sabe em poucos anos tenhamos excelentes condições para pedalar na cidade, com ciclovias arborizadas por todos os bairros, mostrando a verdadeira vocação da Amazônia: ser sustentável. Vamos usar a ciclofaixa aos domingos e mostrar que precisamos de muitos mais quilômetros de ciclofaixas e ciclovias em Manaus!



Posts pelo feed ou email
Faça parte do Pedala Manaus!
Siga o Pedala Manaus! no Twitter

4 comentários:

Helder disse...

É, moçada, foi realmente marcante este passeio. O comentário do Dr. Bruce Forsberg, pesquisador do INPA que participou do evento acompanhado de sua filha, reflete pra mim a vontade dos que ali estavam: após cumprimentá-lo no início da Estrada da Ponta Negra, ele, com uma manobra suave, se aproximou de minha bike e falou com um sorriso no rosto: "Já pensou se pudéssemos tirar todos os carros da rua assim todos os dias?". Pedaaaala Manaus!!

noryerazo disse...

...isso mesmo Helder, concordo, foi mesmo marcante o passeio de inauguração da ciclofaixa, eu adorei a idéia. Agora! vamos ver se sai mesmo uma ciclofaixa na Av. Turismo e na Av. Das Torres ligando as "Zonas" de Manaus aos potos estratégicos de Manaus, é aí que entra a ação do Grupo "Pedala Manaus", por sinal, o Saci vem fazendo um excelente trabalho...
Parabéns a todos que participaram. A luta continua!!!!

Eriodo (OfficeBike) disse...

vcs tão com tudo este blog tá show
pena q eu não pude está na inauguração da ciclofaixa mais domingo agora estarei no passeio do meio ambiente tô passando o contato de vcs com todo mundo ligado dos governos mês 05 nosso passeio da amizade, mais uma vez parabéns,abraços.

renatinha disse...

Não pude ir, mas fico feliz em saber que foi um sucesso. É importante que esse passo esteja sendo dado, que venham melhores condições para se pedalar em Manaus! :D

Pedaaaaaaaaaaaaala