Mapa coletivo de rotas ciclísticas em Manaus

5 de abril de 2010

Passeio ciclístico promove a inauguração de ciclofaixa na Ponta Negra

A Secretaria de Estado da Juventude Esporte e Lazer (SEJEL), em parceria com o Detran (AM) e a Federação de Ciclismo Amazonense (FCA), está promovendo o passeio ciclístico 'Paz no trânsito' no próximo domingo (11/04). O passeio sairá da Vila Olímpica às 9h e seguirá até a Ponta Negra, quando será inaugurada uma ciclofaixa de 2,4 km. A ciclofaixa da Ponta Negra vai funcionar aos domingos das 7 às 11h e será marcada no chão com tinta vermelha junto ao canteiro central, indo do edifício Aruba até o retorno do Hotel Tropical. Para delimitar a área de uso exclusivo dos ciclistas, a polícia militar vai instalar cones ao longo da extensão durante todo o período de funcionamento da ciclofaixa.


Os primeiros 500 inscritos ganham uma camiseta e todos inscritos concorrerão ao sorteio de 40 bicicletas novas. As inscrições podem ser realizadas de 29/03 a 09/04. Para se inscrever, basta levar 1 kg de alimento não perecível a um dos seguintes locais: postos de atendimento do Detran instalados nos PAC’s, Detran (Rua Recife), Fundação Vila Olímpica/Sejel, Centro de Convivência da Família (Cidade Nova), Centro de Convivência da Família do Mutirão, Centro de Convivência dos Idosos de Aparecida, Loja Office Bike (Compensa) e Loja Duas Rodas Montain Bike (Tancredo Neves). O Pedala Manaus! vai participar e convida todos para pedalar em defesa do uso da bicicleta como meio de transporte.

Sobre a ciclofaixa da Ponta Negra
A ciclofaixa da Ponta Negra tem um papel importante na educação de ciclistas e motoristas, embora sua extensão seja muito pequena. Em um terreno plano, uma pessoa pode pedalar tranquilamente uma bicicleta a 18 km/h, o que a leva a percorrer toda a extensão da ciclofaixa em apenas 8 minutos. A tendência é que o Detran amplie a demarcação de ciclofaixas para a Av. do Turismo e para outras, como a Av. das Torres que será inaugurada em breve pelo governo do estado. Manaus está sendo modernizada rapidamente e assim como em muitas cidades do Brasil, obras estão sendo feitas para melhorar as condições para pedalar. Em São Paulo, a prefeitura e o governo do estado estão promovendo com grande sucesso a demarcação de ciclofaixas e ciclovias e a experiência deles mostra que é importante que as instituições do governo interajam com a sociedade para atender melhor a demanda.

Ainda que a ciclofaixa da Ponta Negra ofereça uma alternativa de lazer aos domingos, para conquistar os objetivos propostos de ser um 'meio de transporte seguro e ambientalmente correto' é necessário expandir a ideia para o restante da cidade. Para isso, o Detran precisa demarcar dezenas de quilômetros de ciclofaixas e ciclovias, formando uma malha de vias exclusivas para o uso de bicicletas, que ligaria todos os bairros e permitiria pedalar com segurança durante todos os dias da semana, não apenas aos domingos.

A demarcação das ciclofaixas é barata, rápida e traz imensos benefícios para a sociedade como um todo e deveria ser prioridade nas obras viárias da cidade. Isso ajudaria a reduzir o trânsito, a superlotação do transporte coletivo e promoveria a saúde das pessoas e do meio ambiente. Por enquanto, a ciclofaixa da Ponta Negra é uma conquista importante, um passo em direção a um sistema cicloviário que poderá ser desenvolvido em Manaus, agregando qualidade de vida para os cidadãos e atraindo turistas e oportunidades de negócios. É um ótimo começo!



Posts pelo feed ou email
Faça parte do Pedala Manaus!
Siga o Pedala Manaus! no Twitter

8 comentários:

Unknown disse...

É nóis queirós! Let's go riders!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Vamos lá prestigiar o evento!!
E protestar pela ampliação da CICLOVIA!

Carlão disse...

Isso ai moçada, bora lá…

Carlão

Obs. Podíamos até combinar um point da galera do pedala Manaus para chegarmos juntos e já mandar nosso recado também, diz ai Sassa? To pensando em ir com trajes de trabalho, botar garupa na bike, camisa de botão, sapato e se marcar até uma gravata...

Elisa Wandelli disse...

Olá Pessoal do PEDALAMANAUS

Parabéns pelo trabalho e o blog.

Sentimos falta das bicicletas na carreata até o Encontro das Águas.

Por favor, nos repassem os informes do PEDALAMANAUS para que possamos
participar e divulgar pelo “SOS Encontro das Águas”, pela Associação de
Amigos de Manaus e pelos blogs parceieros.

Estamos felizes com a iniciativa da SEJEL de inaugurar a ciclofaixa
(pintura no asfalto) na ponta negra. Mas, estamos preocupados que o
ciclismo passe a ser visto somente como lazer e que a estrutura
governamental para o ciclismo inicie e permaneça muito precária, só com
faixas, pois o que precisamos é de ciclovias com mais segurança e
sinalização própria. Acho muito importante também sensibilizar e dar
condições para o ciclista se equipar com lanternas, capacete e faixa
peitoral luminescente.
Foi um absurdo terem construido os últimos viadutos e a avenida das torres
sem ciclovias.
Estaremos no passeio ciclístico do dia 11 exigindo ciclovias. Falta só
conseguir bicicletas, pois acabamos dando as nossas pelo risco de vida
que representam no transito de Manaus.

Sucesso,
Elisa

renatinha disse...

vou fazer o possível pra estar de pé
mas vou nem que seja de ônibus!

:D

e pedala, manaus!

Thais disse...

Tôoo láaaaaaaa!!

Unknown disse...

é pouco, mas é um começo.