Mapa coletivo de rotas ciclísticas em Manaus

27 de maio de 2010

Venha participar da 2a. Pedalada Ambiental da Semana do Meio Ambiente 2010

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), em parceria com o Pedala Manaus e a Federação de Ciclismo Amazonense (FCA), está promovendo a '2a. Pedalada Ambiental da Semana do Meio Ambiente | 2010'. O passeio vai acontecer em Manaus no dia 6 de junho (domingo). Prepare sua bicicleta e venha pedalar com a gente!
A ideia do passeio é reunir pessoas para pedalar pela cidade em defesa do uso da bicicleta como o meio de transporte mais sustentável do planeta. Quem usa a bicicleta está investindo em saúde, contribuindo para reduzir a poluição do ar e a emissão de ruídos. Como a bicicleta ocupa menos espaço que os carros, quem pedala ajuda também a melhorar o trânsito. Porém, como a cidade hoje não oferece condições adequadas para circulação com bicicleta, reunir o maior número de pessoas no passeio é um modo de orientar o governo e a prefeitura na busca de soluções para atender essa demanda da sociedade pela construção de ciclovias e ciclofaixas em todos os bairros da cidade.

Programação da Pedalada Ambiental
As atividades terão início no Jardim Botânico às 8h, onde os participantes se reunirão para pedalar em direção ao Parque do Mindu. O percurso todo tem 16,5 km e o passeio deve durar aproximadamente uma hora. A chegada do passeio vai ser no Parque do Mindu, onde vai haver sorteio de prêmios e uma mesa-redonda para discutir a questão da mobilidade urbana por meio do uso da bicicleta.

A partida do Jardim Botânico está prevista para as 9h, mas quem não puder ir até lá, poderá se juntar ao comboio ao longo do percurso em um dos 4 pontos de encontro listados abaixo (veja os locais e horários mais adequados para você):

9h15 - Bola do Produtor
9h25 - Shopping Grande Circular
9h30 - Praça do Conjunto Colina do Aleixo
9h40 - Praça da Igreja do Conjunto Tiradentes

Embora o percurso possa parecer extenso, a pedalada vai ser bastante tranquila, pois o caminho segue a maior parte do tempo pela bacia do igarapé do Mindu, que nasce próximo ao Jardim Botânico e desagua no Rio Negro. Isso garante que ao longo do percurso existam poucas subidas, porque assim como a água do igarapé, vamos descendo sem fazer muito esforço. Esse percurso foi baseado no trabalho de Tahisa Kuck, que fez um projeto piloto sobre uma ciclovia em Manaus. Isso tem extrema importância para a cidade, pois é possível que os governantes conciliem a construção de ciclovias com a revitalização das margens dos igarapés.

Para mais informações, ligue para 3308-0828 ou escreva para pedalamanaus@gmail.com.

Inscreva-se já e concorra a prêmios!
Escolha uma das opções abaixo que seja melhor para você:
  • Por telefone - 3582-2245 (das 8 às 17h) ou 3308-0828 (24h)
  • Pontos de inscrição - Jardim Botânico, Parque do Mindu, SEMMAS e Office Bike

Sobre a mesa-redonda - "Mobilidade urbana com a bicicleta: o panorama em Manaus"
No final da pedalada, vai acontecer um debate com representantes da prefeitura (secretarias do meio ambiente, transporte/trânsito, esportes, saúde e infra-estrutura), do movimento ambiental em Manaus (Inpa, Idesam, Ulbra e UEA) e dos ciclistas (Federação de Ciclismo Amazonense e Pedala Manaus) para discutir a questão da mobilidade urbana por meio do uso da bicicleta. Diversas cidades do mundo, como Paris, Bogotá, Copenhague, Rio de Janeiro, São Paulo e Barcelona, vêm transformando sua estrutura urbana para favorecer o uso da bicicleta como alternativa de transporte, e essa discussão é extremamente oportuna para a sociedade manauara. Venha participar, o debate vai ser aberto para que as pessoas na platéia possam fazer perguntas, opinar e sugerir melhorias para modernizar a cidade.

Apoio
Inpa | Idesam | MUSA | ULBRA | UEA | IMTT | SOS Encontro das Águas | Espaço Cultural Muiraquitã | Office Bike | Rede Amazônica


Para saber mais!


Posts pelo feed ou email
Faça parte do Pedala Manaus!
Siga o Pedala Manaus! no Twitter

61 comentários:

Robson Disarz disse...

Espero que a bicicleta possa realmente ser um meio de transporte tranquilo em Manaus

Eduardo Lima Carneiro disse...

Estou empolgado desde agora, pois penso que este será um dos passeios mais divertidos que já teve. O percurso foi bem escolhido, pois seguiremos de fato o Mindú, ou seja, só descida.
Espero que até o fim do ano aconteçam mais passeios como estes.

Thiago da silva nascimento disse...

Que seja tão bom quando o primeiro, e que o debate possa nos dar um luz, em relação esse tranporte tão importante pra saúde, meio ambiente e pro transito da nossa cidade.

Helder Mateus Viana Espirito Santo disse...

Uma pedalada tranquila, com clima de passeio de final de semana. E que seja um evento sensibilizador, que atinja as várias camadas da sociedade, que usam a bicicleta para diferentes finalidades.

Janaina de Aguiar disse...

Um programa bacana para ir com a família.

Unknown disse...

É isso aí Saci,
certamente esse movimento de mobilização para a preservação do meio ambiente atrelado a concepção de uma vida mais saudável, será de grande valia na formação de uma cultura ecológica moderna entre nós, que somos um povo da floresta.
Abrs.
mario santana

Pedais pelo Mundo disse...

Olá Gente, vou participar com vocês do pedal!!! me chamo Felippe César e sou o idealizador do projeto pedais pelo mundo.

outra coisa, estou precisando de hospedagem em Manaus, se alguém tiver condições de me hospedar por uns dias seria ótimo.

abraços

felippe césar
www.pedaispelomundo.com

Helder Cesar Barros disse...

Chamar a atenção da opinião pública para a criação de ciclovias, incentivando a utilização desse veiculo que faz bem a quem pedala e não agride o meio ambiente.

Nory Daniel Erazo disse...

A participação de um bom número de ciclistas (amadores e profissionais), criaças, jovens, adultos e famílias, e todos juntos na conscientização de que a bicicleta é o melhor meio, saudável, economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente sustentável. Todos juntos por um transito mais humano e seguro. Pedala Manaus!!!

Moisés Reis Maciel disse...

Que seja um sucesso que com isso possamos conscientizar à todos que além da bicicleta ser o meio de transporte mais sustentável também é preciso respeitar o ciclista.

Anônimo disse...

Onde fica o Jardim Botanico de Manaus... O endereço e ponto de referencia...

Pedala Manaus disse...

O Jardim Botânico fica na parte sul da Reserva Ducke, na Av. Uirapuru s/nº, no bairro Cidade de Deus. Veja a localização no mapa. É esse local no meio da floresta! Qualquer coisa, entre em contato pelo email pedalamanaus@gmail.com

Saci disse...

Seja bem-vindo a Manaus Felippe! Vai ser uma grande satisfação ter sua presença na pedalada do dia 6 de junho. Me diga uma coisa, quanto tempo voce está planejando ficar na cidade? Me ligue para gente conversar(33080828). Abraço!

Suzana Lins disse...

Conscientizar as outras pessoas da importancia dos meios de transporte não poluentes, da importancia das ciclovias no municipio e as consequencias boas que esse tipo de transporte traz à nossa cidade e ao resto do mundo, além do evento ser uma atividade recreativa para mim e para todos que participarão.

Alemão disse...

UHUUUUUUUUUU... Bora mêrrrrrrmo! Vamos agitar a cidade com "trim-trins" e "FONSSSSS"... HAHAHA. Vai ser show de bola... E quem puder, participe da discussão depois! VAMOSSSSS... VIVABIKE!

daniel arruda de souza disse...

espero ajudar a contribuir com a conscientização para a utilização de bicicletas, fazendo com que incentive as pessoas que o tempo não é tudo e sim o ambiente onde vivemos, porque nao adianta querermos ter estudo, trabalho, ou seja, ter tempo para tudo, menos para o que é o principal que é o meio ambiente, espero que minha contribuicao nesse passeio seja de grande ajuda para a consciencia de todos!!!

bruno maquine silva disse...

espero chamar a atenção para o uso da bicicleta, como meio de transporte limpo, saudável e principalmente prazeroso!!!!

Sérgio Ricardo Souza do Nascimento disse...

Espero despertar nos participantes e na sociedade em geral o interesse pela preservação e conservação da natureza em benefício das gerações futuras.

Samantha de Miranda Esteves disse...

Esse tipo de manifestacao, principalmente havendo a mesa redonda pra discussao no final do evento, é um ótimo caminho para tansformar Manaus em um cidade com um número cada vez maior de ciclistas e ir adequando o ambiente urbano para coxistencia de todos os meios de transporte. Eu fico muito feliz com esse tipo de iniciativa e com a construcao deste espaco online para discutir, promover e divulgar o uso de bicicleta.
Eu acredito que devemos ver as coisas a partir de um ponto de vista transformador, acreditando e contribuindo para as mudancas que sao necessarias para melhorar a nossa qualidade de vida e a do maior numero de pessoas.
Parabéns!

LUCIANO FERREIRA DE SOUZA disse...

espero que o passeio seja bom e com bastante participantes

PAULO VICTOR CAMPOS DE OLIVEIRA disse...

espero que os ciclistas respeitem uns aos outros, que não hajam ultrapassagens pois no mesmo terão crianças que vao para curtir o final de semana do lado dos pais e lembramndo que trata-se de um passeio e não de uma corrida.

Ketry disse...

espero que possa conscientizar as pessoas em relação ao que nos resta.Devemos manter a ideia de um futuro melhor esperançosa e continuar agindo a favor de mudanças.Agradeço ao Pedala Manaus em relação ao Igarapé do Mindú.

André Braga Junqueira disse...

Espero que o passeio sirva para chamar a atenção da população de Manaus e dos tomadores de decisão em relação ao uso da bicicleta como meio de transporte e ao respeito ao ciclista e ao pedestre. Manaus está se tornando uma cidade só para carros!

Rosseline Tavares disse...

Espero uma manifestação pacífica no direito a mobilidade urbana através de bicicletas. Que haja uma discussao fundamentada e concreta, com proposta viável para implementação de políticas públicas referentes ao tema. E que seja um momento de diversao com os amigos queridos.

Katia Cristina Vasques de Oliveira disse...

Que ele seja muito proveitoso na interaçao de idéias para equacionar o grande problema de desenvolvimento e meio ambiente, podendo desenvolver uma cultura mais ecologicamente correta.

Marla Carvalho disse...

Espero ajudar a difundir o uso da bicicleta como transporte ecológico e conhecer rotas seguras para utilizar a bike como meio locomoção em Manaus.

Marcelo Sussuarana disse...

Espero despertar a consciência da necessidade de maior investimento em políticas que busquem democratizar a mobilidade em nossa cidade.

Sayuri Souza Ezaki disse...

Eu espero que a jude a conscientizar as pessoas sobre a importancia da preservaçao do meio ambiente e dos recursos naturais que cada vez mais ficarao escassos se nao forem bem cuidados.

MARÍLIA FREIRE DA SILVA disse...

Integração com outras pessoas envolvida nas causas ambientais e empenhadas em substituir o carro pela bicicleta, para o que se faz indispensável processos de educação dos motoristas e a construção e manutenção de ciclovias que possibilitem esse prazer à população.

Sônia Regina disse...

Projeto maravilhoso!!!
Domingo é um dia especial. Será um honra poder participar desse evento tao significativo com todos vocês ciclistas de manaus...Vamos fazer muito barulho, vamos chamar atençao, vamos conscientizar pessoal e principalmente vamos defender o uso da bicicleta...Até domingo entao!iiiiuuuuupiiiiii!!
uhuuuuuu!...

Presença confirmadissima.

claudir lopes simões disse...

Espero mostrar as pessoas que pedalar é um gesto de amor ao planeta em que vivemos, não polui, não agride o meio ambiente, além de proporcionar ao usuário o bem estar físico, mental e psicológico. Sds

Adilio Moreira disse...

Essa é minha primeira caminhada em campanha ao meio ambiente. um abraco a todos.

Hamilton de Oliveira Leão disse...

Espero segurança no trânsito e muita discussão e debate sobre a política de criação de ciclovias no Estado.

Luis Odilo Souza Reis disse...

Espero uma política de discussão para inclusão da bicicleta como meio de transporte saudável.

Gilson Cruz Ferreira disse...

Espero contribuir efetivamente com a preservação do meio ambiente

Efrem Ferreira disse...

Conto com presenca maciça de ciclistas e com um bom progresso na posterior discussão sobre a bicicleta como meio de transporte na cidade de Manaus.

Mari Paraguassu disse...

Olá! Td bem!?
Acho q to respondendo seu comentário no meu blog com uns 3 meses de atraso, mas nunca é tarde né... hehehe
Quanto ao livro "Admirável Mundo Novo" eu li através do site www.leituradiaria.com, vc se cadastra e recebe todo dia por e-mail um pedacinho do livro, já li vários livros legais lá.
Enfim, voltei a escrever no blog, não sei por quanto tempo! =)
Abraço

Rafael Assis disse...

Vamo que vamo, é com eventos como esse que esperamos uma Manaus mais consciente para respeitar os ciclistas da cidade. É possivel sim se locomover de bike em Manaus.

Clarissa Gouveia Fontes disse...

Espero conhecer e trocar idéias com pessoas que querem melhorar a qualidade de vida em manaus, tanto por meio do esporte quanto por meio da melhoria da qualidade ambiental dentro da cidade.

leonardo gloria disse...

eu espero que o passeio seja muito bom, que a galera participante pedale na boa, na calma, sem pressa, descendo e empurrando a bike em alguns trechos de subida
Que o sol nao esteja a pino e nao chova né irmao!

Camila Carla de Freitas disse...

Espero que seja agradável e possa promever o encontro de ciclistas urbanos e fomentar os passeios de bicicleta na cidade de Manaus.

Mari Paraguassu disse...

Olá Ricardo, o Keyce me deu um telefone e eu passei para a produção entrar em contato com vcs, não sei se já ligou... Mas vamos ajudar a divulgar sim! Abraço

Ricardo (Saci) disse...

Legal Mari, a produção entrou em contato comigo sim e sugeriu de fazer a matéria da divulgação no sábado no próprio Jardim Botânico. Eu vou pro XTerra de manhã bem cedinho e não vou poder participar, mas indiquei alguns amigos que estão participando da organização da pedalada. Espero que no domingo vocês possam cobrir o passeio, tem bastante gente interessada em participar e o dia promete render bastante... Valeu pela ajuda! Abraço

Adolfo Emmanuel Costa e Silva Santana disse...

Espero alcançarmos o objetivo da proposta do passeio que é a da ciclovia para circularmos livremente por Manaus com nossas bicicletas...

enoque galvão disse...

que seja divertido, agradável e com muitos participantes imbuidos nessa causa..

Rafael Carletti Marcolino da Silva disse...

Espero que realmente possa surtir o efeito desejado por todo mundo que anda de bike em Manaus, que é o de sermos respeitados no trânsito e que tenhamos nosso espaço nas ruas. Além de chamar a atenção do poder público que gasta milhões de metros cúbicos de concreto para construir pontes e viadutos, mas que até hoje não construiu um metro de ciclovia. Um abraço
Rafael

Luiz Felipe Moraes disse...

Ótimo evento!!! Chega de terror, vamos às soluções!!!

Precisamos mostrar à população de Manaus, que por mais difícil que pareca o trânsito na cidade, a utilização da bicicleta como meio de transporte e lazer é VIÁVEL SIM. Inclusive, é uma das soluções para contornar esse problema. Falo isso, com a experiência de quem usou diariamente a bicicleta por TODA a cidade entre 2006 e 2008, independente de qualquer incentivo para tal, e mesmo assim nunca tive qualquer problema.

Agora com iniciativas como essa, disposta a debater a mobilidade urbana em Manaus com seus maiores interessados, não vejo porque não se forme a MASSA CRÍTICA de ciclistas para se implementar a cultura da bicicleta na cidade.

Acho também produtivo nesse evento, a possibilidade de troca de informações e experiências entre os ciclistas sobre melhores rotas para bicicleta na cidade, regras para um convício pacífico no trânsito, locais para lazer, entre outras coisas.

É isso aí Saci, queria eu poder estar contigo nessa luta pelo fomento ao uso da BIKE nessa terra. Farei o que puder daqui do sul do estado.

Galera, vamo tirar a BIKE da garagem e encorporar às suas vidas!!! Ciclistas, uni-vos!!!

...e sebo nas canelas!!!!!

André Carneiro -CANACÁ disse...

Que acima da política partidária, seja de partidos ou de ideais, academicistas ou culturais, tenhamos a presença e a vontade de uma Manaus com maior mobilidade e acesso ao melhor modal de tráfego: a Bicicleta, Bici para @s mais chegad@s!!!

Andrei Helayel Maia disse...

Espero ser mais uma voz no coro da conscientização de que a bicicleta é o melhor meio de transporte existente e uma das melhores soluções de mobilidade para as cidades! Abs

fabricio almeida ferreira disse...

espero ser de muito aproveito,para todos os ciclistas,e que os representantes levem em consideração as pautas colocadas na mesa redonda.

Waldemar Ponciano dos Passos Jr. disse...

Um ótimo passeio a todos, e que possamos dar o exemplo de como devemos conviver em harmonia com o nosso meio ambiente.
Sempre preservando a natureza!
abraço!!

Georgio Ulissses Oliveira disse...

Que o passeio seja mais um estimulo para a mudança de hábito de transporte em nossa cidade.

Mário Paulo Telles disse...

Espero que o passeio possa reunir o maior número possível de adeptos do esporte, de forma a conscientizar a população e sociedade dos benefícios físicos, mentais, sociais e ambientais da prática da atividade física, contribuíndo assim para a adoção de políticas públicas favoráveis ao esporte, mormente em relação a tão sonhada construção da ciclovia.

Carlos Roberto Bueno disse...

Divulgação da atividade de ciclismo como instrumento de saúde, bem viver, eliminação de estresse, transporte alternativo, preparo fisico, educação, entre outros, bem como oportunidade de chamar atenção para mensagem voltada a preservação ambiental.

adriano campelo da silva disse...

espero q seja muito bom e possa ter varios passeios pra moçada das bike e cross

antonio daniel disse...

espero muita felicidades pois eu adoro pedalar

carlos weberty ribeiro de castro disse...

quero q o passeio seja com muita paz e amor no coraçao de todos

Carlos Henrique Souza Celes disse...

que seja bastante divertido!!!

Waldemar Ponciano dos Passos Jr. disse...

Então, como todos sabem, o trânsito em Manaus é muito perigoso pra andar de bike.
O que realmente deveria ser feito em nossa cidade era construir mais ciclovias, com mais segurança pois os motorista de Manaus não respeitam os cilcistas!!!
Penso que com um planejamento sério sobre novas ciclovias faria com que nos os ciclistas de fim de semana passaríamos a com certeza a andar muito mais principalmente durante a semana indo pro trabalho pedalando, fazendo com que nosso meio ambiente seja muito melhor!!!
abraço!!!

Georgio Ulisses Oliveira disse...

Sem dúvida é necessário ciclovias e ciclofaixas funcionais e efetivas e espaços especificos para deixar a bicicleta, como bicicletários com tiquetes e pessoas responsaveis juntamente com ambientes para o minimo de higiene levando em conta as condições climaticas de nossa cidade.

Silvio Bernardo da Silva disse...

Espero poder conhecer pessoas que assim como eu sao adeptas do ciclismo e das formas saudáveis de se curtir a vida. Pessoas engajadas com um projeto sustentavel para o meio ambiente.