Mapa coletivo de rotas ciclísticas em Manaus

21 de setembro de 2010

Por onde você pedala? Mapa coletivo reúne dicas sobre rotas de bicicleta em Manaus

Pensando em criar um mapa com dicas sobre rotas de bicicleta, o Pedala Manaus inicia hoje uma campanha para mapear ruas, avenidas, vielas, atalhos, passarelas, pontes e trilhas que os ciclistas manauaras usam e conhecem melhor que ninguém. Essas informações reunidas e organizadas serão de grande valia para orientar as pessoas a pedalar em Manaus e formarão uma base empírica para o planejamento de um sistema cicloviário para a cidade, visando garantir segurança e conforto aos usuários.

Av. Cosme Ferreira, 6h20, com fluxo intenso de carros, ônibus e ciclistas no sentido bairro-centro.

O mapa vai ficar em destaque no início do blog, mas para dar certo, essa precisa ser uma empreitada coletiva. Isso quer dizer que quem pedala pelos bairros de Manaus, seja na Ponta Negra ou na Cidade Nova, está mais que convidado a colaborar. Basta enviar informações sobre a localização da rota, extensão, quanto tempo é necessário para percorrer, se é plana ou tem muitas ladeiras, se tem trechos perigosos, cruzamentos e buracos, se tem espaço para compartilhar a via ou se é arriscado pedalar ao lado de carros/ônibus, se tem iluminação, se passa perto de lugares interessantes, pontos turísticos, áreas verdes, centros comerciais, parques urbanos, universidades, academias ou qualquer outro local que vocês tenham interesse em mapear. Podem enviar informações, dados, fotos e vídeos para o email pedalamanaus@gmail.com que eu dou um jeito de colocar tudo funcionando em um mesmo mapa acessível online.

Como não manjo de programação, a princípio o mapa vai ser criado na plataforma do Google Maps (http://maps.google.com.br/). A ideia é transpor as descrições das rotas para o mapa usando cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) para caracterizar trechos perigosos e cores frias (verde, azul e lilás) para trechos mais tranquilos e próximos do ideal.

Cada trecho vai ser desenhado separadamente, o que deve ajudar a entender que as rotas ciclísticas são compostas de vários segmentos, que podem ser bastante diferentes entre si. No mapa, ao clicar no trecho aparecerá um balão com a extensão em quilômetros junto com informações úteis sobre tempo médio gasto por segmento, ajudando o usuário a traçar rotas pela cidade com boa noção sobre a extensão total e o tempo necessário para percorrê-la.

Abaixo está o primeiro exemplo de como isso funcionaria. Incluí dois segmentos na Zona Oeste bastante frequentados por ciclistas e triatletas: a Av. Santos Dumont e Av. do Turismo. Por enquanto, fico devendo o post detalhado sobre esses dois trechos. Pretendo incluir segmentos aos poucos, montando posts separados para cada um com imagens e vídeos. Aguardem novidades!

MAPA COLETIVO DE ROTAS CICLÍSTICAS EM MANAUS


Visualizar o mapa coletivo de rotas ciclísticas em Manaus em um mapa maior


Posts pelo feed ou email
Faça parte do Pedala Manaus!
Siga o Pedala Manaus! no Twitter

10 comentários:

Eduardo Lima disse...

Ótima ideia, espero poder, sempre que puder, colaborar com o blog pra que isso se torne uma de nossas melhores ferramentas para pedalarmos com segurança.

Abra
ção, está de parabéns.

Saci disse...

Obrigado pelo apoio, vai ser bem legal montar esse mapa junto com vocês.

Saci disse...

Em tempo: troquei o termo rotas cicláveis por rotas ciclísticas.

Ulrich disse...

http://pedalepiaui.blogspot.com/2010/11/bicicleta-se-torna-uma-alternativa-de.html

Abraços!

Diza disse...

Olá pedala manaus, soube do blog pelo Jornal do Amazonas e adorei a ídeia de termos várias rotas ciclísticas nas ruas de Manaus e poder eu e todos os amozonenes ser beneficiados com esta ídeia maravilhosa. Com este trânsito de manaus não tem condições, nem de andar com o transporte público, então com certeza poderei ir e vir do meu trabalho de bicicleta e práticar um exercício que faz muito bem para a saúde......

Ricardo Braga Neto disse...

Legal Diza! É bom saber que tem muitas pessoas em Manaus que usariam mais a bicicleta se tivessem condições adequadas para pedalar com segurança na cidade. Com pressão da sociedade, podemos tornar isso realidade em poucos anos... Pedala Manaus!

Jose da Costa Rego disse...

O meu sonho é um dia poder pedalar durante a semana, sem correr perigo.
Moro no Parque Dez e para sair do meu bairro é praticamente impossivel durante a semana, tenho que colocar a bike no meu carro e seguir até um lugar "seguro".

Guilherme Borlido Silva disse...

Infelizmente a única coisa que não nos permite usufruir mais das nossas bicicletas é o trânsito. Os nosso motoristas não respeitam a condição do ciclista e não entedem que a bicicleta é um veículo de transporte. Tirando isso Manaus possui um excelente relevo para a "pedalada".

Leonardo de Souza disse...

Sou de São Paulo e passei 7 anos em Fortaleza, onde em Sampa participei de muitos passeoios noturnos de bike pela cidade. Em Fortal, iniciei um trabalho com um passeio também noturno pelas ruas da cidade. Mas como tive de vir morar em Manaus, tive deixar nas mãos de outros para tocar. Atualmente nao participo de nada, mas gostaria de estar em algum grupo na cidade. Grato pela atenção.

José Hilton disse...

Estou querendo iniciar em pedalar, ainda não comprei uma Bike, somente para passeios, qual me indicam e onde comprar em Manaus ?