Mapa coletivo de rotas ciclísticas em Manaus

31 de março de 2011

Qualidade de Vida, por Nejmi Aziz Primeira dama do Amazonas

Dia da Saúde e Nutrição

Hoje é um dia dedicado à preocupação com a qualidade de vida através de cuidados com a saúde e uma alimentação balanceada e nutritiva, para prolongarmos nossas vidas. No Dia da Saúde e Nutrição devemos celebrar toda iniciativa e atividades que contribuem para uma vida mais saudável.
São várias as dicas e receitas para uma vida melhor. Compartilho aqui, a sugestão do meu seguidor nas redes sociais, Keyce Jhones, membro do grupo Pedala Manaus, que há um ano vem sensibilizando autoridades e a sociedade para utilização de bicicletas e a construção de ciclovias em Manaus. Esta iniciativa tem mobilizado várias pessoas que se reúnem sempre às terças-feiras para um circuito interativo e saudável.

Pedalar faz bem para o corpo e para a mente, melhorando o bem-estar de quem pratica. Queima calorias, fortalece os músculos das pernas e do coração, e melhora a circulação sanguínea, segundo os médicos. Não há contra-indicações, apenas benefícios.
Para quem já tem a oportunidade de pedalar ou qualquer outra atividade física e esportiva, uma alimentação saudável faz a combinação perfeita para uma qualidade de vida. É importante procurar um nutricionista para aprender a se alimentar corretamente.

Convido os meus amigos leitores a fazer uma reeducação alimentar e nutricional para se ter uma vida melhor e duradoura. Temos o privilégio de viver em uma região rica em peixes, que são muito nutritivos e cheios de proteínas. Recomendo que os peixes sempre estejam presentes em seus cardápios e que esta alimentação saudável seja complementada com frutas e verduras.
Desejo a todos, um dia bastante saudável com refeições nutritivas, melhorando a qualidade de seus dia-a-dia e prolongando suas vidas!
Viva com alegria. Viva com saúde!

“Eu acompanho a dona Nejmi Aziz pelo Twitter e fiz o convite, vi que ela se sensibiliza bastante por este tipo de ação e perguntei se ela topava pedalar com a gente. A dona Nejmi demonstra que valoriza iniciativas alternativas prestigiando a todos os setores da sociedade e é claro, nos sentimos felizes com esse apoio. Ela é sensível, adere as campanhas sociais e é super humana e é por isso que nós conseguimos estabelecer esse contato com ela. O pedala surgiu há um ano, e pelas redes sociais, as pessoas foram aderindo, muitos adotavam a bike de forma isolada, sem ter um grupo fechado e tomou a proporção que está se tornando bastante interessante. A meta é sensibilizar o poder público para implantar as ciclovias na cidade, a nossa ideia é adotar a bicicleta como transporte alternativo, como política para a Copa 2014 e tornar Manaus mais verde neste sentido ao adotar alternativas de mobilidade urbana, hoje o Pedala Manaus reuniu 30 pessoas e desde já, seja bem vinda primeira dama Nejmi Aziz, o seu batismo no grupo terá um percurso menor para que a senhora possa se acostumar com essa experiência”. Keyce Jhones Araújo – Universitário –  membro do Pedala Manaus

“Eu tenho 47 anos e sempre participo desses passeios de bike porque são oportunidades para manter a saúde, é muito interessante principalmente para pessoas que como eu, trabalham o dia inteiro e só tem tempo à noite. Isso é importante para manter a forma, sem exercício, a gente não vive. Eu achei perfeito esse apoio da primeira dama, tenho visto a participação dela em vários eventos, ela é uma mulher jovem, atuante, preocupada com a saúde das pessoas e acaba sendo uma força ao lado do nosso governador Omar Aziz para criar espaços para os ciclistas, a nossa cultura do ciclismo precisa ser estimulada como está fazendo a nossa primeira dama Nejmi Aziz, dando exemplo para toda a juventude”. Berg Sales – Representante Comercial
“É a primeira vez que estou vindo aqui, nesse movimento ciclístico, de contemplação da nossa natureza, eu entrei de cabeça e achei super positivo incentivar o pedal, é um meio de transporte mais saudável, e estou aqui incentivando a mulherada a pedalar porque é super saudável, é qualidade de vida que você pode ter”. Fernanda Costa – pesquisadora

“Eu pedalo há 4 anos e como hobby há uns 2 anos, tenho investido mais no hobby, e você vai conhecendo os lugares de Manaus como a Ponta Negra, Avenida das Torres, você acaba tendo mais contato, com as pessoas e como médico eu sempre vou indicar atividades físicas para as pessoas porque é bom para a saúde, atividade boa é aquela atividade que você se identifica com ela. A primeira dama Nejmi Aziz é a representante o Amazonas, em todos os setores sociais, nas próprias mídias sociais, e ela prestigia atletas, trabalhadores, portadores de necessidades especiais, pessoas que precisam de atenção, profissionais liberais e estudantes entre outros, ela como exemplo é fundamental estimular a atividade física com a prática saudável que melhora a qualidade de vida da população”.Emerson Tavares – Médico Ortopedista
“Eu já estou mais de 5 anos nessa prática, o trânsito ainda assusta, mas eu estou fazendo parte desse grupo que respira saúde, fiquei feliz em saber do interesse da primeira dama Nejmi Aziz, ela está até a fim de pedalar, até o próprio governador se mostrou interessado, as pessoas estão se juntando, são empresários e outros profissionais que estão investindo em saúde. Pedalar é um prazer, e Manaus é cidade da Copa de 2014, e tenho certeza que Manaus vai construir muito mais ciclovias pela saúde da população”. Charles Markley – Empresário
“Eu pedalo desde os 15 anos e sempre andei de bicicleta, e a partir do ano passado eu investi na bike como lazer e transporte alternativo e vi que o único jeito de conquistarmos espaço na rua, é colocando a bike na rua, mostrando para as pessoas que podemos conviver pacificamente com os carros e motos. Eu acho importante o apoio da primeira dama Nejmi Aziz, como uma autoridade priorizando o bem da coletividade, é uma forma da gente melhorar o sistema de transporte de Manaus. A ideia é inserir a bicicleta como meio de transporte da cidade, só que para isso é preciso preparar a cidade para conciliar os meios de transporte”.  Fernando Oliveira – Biólogo
“Tudo começou com um grupo de amigos que ao fim do expediente no INPA começou a pedalar pela cidade. Pedalar para mim é locomoção, é prazer, é uma filosofia de vida. Eu achei ótimo e ficamos animados pela adesão da primeira dama Nejmi Aziz, principalmente porque os nossos governantes estão percebendo que Manaus tem ciclistas e que estes ciclistas merecem ser respeitados, eu espero que este post no blog da primeira dama reforce a conscientização e o respeito dos motoristas da cidade e reforce a infraestrutura do trânsito da cidade como ciclovias e placas de sinalização”. Rafael Assis – Biólogo

“A primeira dama Nejmi Aziz corre bem né, já a vi participando de 2 corridas aqui em Manaus e ela tem obtido boas colocações e é cedo para falar, mas a gente vê boa vontade da parte dela em conhecer as nossas demandas, os nossos movimentos e participar das coisas. Eu convido ela para pedalar aqui conosco, já vai se tornar uma ciclista. Eu conheci o pedala Manaus pelo passeio que fizemos e também pela internet, eles me convidaram e eu fui, gostei dessa luta de conscientização das pessoas de Manaus para as ciclovias e a importância da bike como transporte e é a nova onda, a nova geração, eu vim para ver como a força funciona”. Sérgio Carvalho – Técnico em informática
“Eu me juntei ao grupo a 2 semanas pela internet e vim para cá para ter uma qualidade de vida melhor, praticar atividade física e sair um pouco da rotina. O bacana de pedalar em grupo é a solidariedade esportiva, que um da força para o outro, se para um, para todo mundo e vai puxando. Nos precisamos pensar no futuro, em nossos filhos, nossos netos e tentar reduzir ao máximo o impacto no ambiente, a redução dos gases que prejudicam a camada de ozônio e isso aqui é qualidade de vida, você amplia sua rede social, você troca ideias e sai para um mundo diferente”. Thiago Oliveira – Gerente de Qualidade
Fonte das informações: http://nejmiaziz.com.br/2011/03/31/dia-da-saude-e-nutricao/#comment-2964

FOTOS DO BLOG NEJMI AZIZ

Posts pelo feed ou email Faça parte do Pedala Manaus! Siga o Pedala Manaus! no Twitter

Wendell Lima de Lima disse...

Nao conhecia este movimento e fiquei feliz por saber que vcs existem, eu ja sentia a necessidade deste tipo de atividade em manaus ja que sou amante incondicional da famosa "magrela" e quero fazer parte ativamente das atividadess promovidas por vcs.

ADRIANO NOLETO CARNIB disse...

PESSOAL, MORO HÁ DOIS ANOS EM MANAUS E GOSTARIA DE ME INTEGRAR AO GRUPO, POIS SOU UM PRATICANTE, MAS NO MOMENTO QUERENDO VOLTAR A PEDALAR REGULARMENTE, MAS NAO CONHECIA NENHUM GRUPO AQUI EM MANAUS, FOI ENTAO QUE TOMEI CONHECIMENTO DO PEDALA MANAUS E ME INTERESSEI E GOSTARIA DE PARTICIPAR DO MOVIMENTO, GRANDE ABRAÇO, AGUARDO CONTATO.

LUIZ DAMIÃO BELO CAMARÃO disse...

uso todos os dias. Mas se houvesse ciclovias nas principais saidas da Cidade seria muito melhor pra todos os que usam diariamente esse meio de transporte tão saudável.
Eu ando muito pela Noel Nutels, e não me sinto seguro além de não ter espaço na via, os carros não respeitam o pouco espaço que temos.

valdemar guedes dos santos júnior disse...

Com certeza a questão da segurança no trânsito, é o maior empecilho que eu e todos os ciclistas em manaus enfrentamos para "RODAR" mais na cidade. Em certos horários, lugares e dias da semana eu não pedalo em função do trânsito.

Ednea Euzebio disse...

Preciso de incentivo, onde eu moro poucas são as mulheres que andam de bicicleta, me sinto um peixe fora d´gua. Até porque já possuo uma certa idade. mas quando monto na minha bike tudo muda e me sinto viva.

Eduardo Eler disse...

Eu reduziria demais o uso do carro se houvesse segurança (ciclovias, ou ao menos um transito mais organizado) para pedalar em Manaus. Usaria a bike regularmente para trabalhar durante a semana, e no final de semana usaria por esporte/diversao.

Unknown disse...

Ola organizadores do evento! gostaria de saber como adquirir a camiseta do evento, ja que participei daquela "sexta pela sustentabilidade", porem chegei atrasado. e o de terça dia 19/4/11 estava de serviço e nao pude infelizmente compareçer. Então como faço pra adquirir uma.Obrigado!!!!